Esportes

Esportes

Muricy descarta São Paulo e deve renovar

Muricy descarta São Paulo e deve renovar

band

30/06/2012 - 05h00
Continue lendo...

O torcedor santista, simpático ao estilo de comando de Muricy Ramalho, pode ficar tranquilo. Nesta sexta-feira, o técnico declarou que já teve uma conversa com o Santos e praticamente adiantou a renovação de seu contrato, que vence no fim deste ano.

Segundo Muricy, a intenção do presidente Luis Alvaro Ribeiro é de formular um vínculo até o fim da atual gestão, em 2014, mas o técnico deve optar por manter os moldes da negociação anterior. Ou seja, estender o tempo de permanência por um ano.

“Há um mês tivemos uma conversa, o Santos queria fazer um contrato até o fim da administração, mas é longo. Às vezes, o dirigente não quer mais você e a multa é pesada, aí não quero ter esse problema”, afirmou Muricy, em entrevista coletiva no CT Rei Pelé.

“Não existe dificuldade. Estou muito contente, feliz no Santos e não quero sair. Deve acontecer a renovação, não sei por quanto tempo, mas deve estender”, completou o comandante.

Muricy também falou de uma situação que tem sido recorrente nos últimos anos. Tricampeão brasileiro pelo São Paulo entre 2006 e 2008, o técnico novamente voltou a ser cogitado em seu ex-clube, que demitiu Emerson Leão na última terça-feira.

“É natural isso, sempre lembram do meu nome, porque tive passagem muito boa lá. É difícil acontecer o que aconteceu, ficou marcado, principalmente o Brasileiro, que ganhamos três vezes. É muito difícil pelo desgaste, as competições que tem no meio, você balança toda hora. É difícil demais a pressão. Tenho muitos amigos lá e sempre querem minha volta, sei disso, mas estou feliz no Santos”, afirmou.

Muricy chegou ao Santos em abril de 2011 para substituir Adilson Batista. Desde então, comandou o time em 88 partidas, obteve 45 vitórias, 20 empates e sofreu 23 derrotas. Ele conquistou o título da Libertadores e foi bicampeão Paulista pelo Peixe.

MUNDIAL DE CLUBES

Com vitória sobre o Chelsea, veja quem Flamengo pode enfrentar nas oitavas

De virada, rubro-negro venceu por 3 a 1 e soma seis pontos, isto é, 100% de aproveitamento no Mundial de Clubes

20/06/2025 16h34

Flamengo venceu o Chelsea de virada

Flamengo venceu o Chelsea de virada Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Continue Lendo...

De virada, o Flamengo venceu o Chelsea por 3 a 1 na segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nesta sexta-feira (20), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Os cariocas resolveram com paciência uma partida considerada a mais difícil na fase de grupos e terminaram colocando o rival inglês na roda e ouvindo “olé” das arquibancadas, tomadas por rubro-negros.

O triunfo por 3 a 1 é mais um resultado favorável aos sul-americanos, que não perderam um jogo sequer na competição, e a prova de que não existe abismo algum entre brasileiros e rivais da Europa, sejam medianos ou da elite.

A vitória deixa o Flamengo muito perto das oitavas de final. São seis pontos, isto é, 100% de aproveitamento na competição, e a liderança assegurada do Grupo D. O Chelsea é o segundo, com três. 

A depender do resultado do duelo entre Los Angeles FC e Esperánce de Túnis, marcado para as 19 horas (de Brasília) desta sexta, a vaga se confirma matematicamente.

Possíveis adversários

O Flamengo faz parte do Grupo D, onde também estão o Chelsea, Los Angeles FC e Espérance de Tunis.

Os dois primeiros colocados enfrentarão adversários classificados do Grupo C, composto por Boca Júnior, Benfica, Auckland City e Bayern de Munique.

Conforme as probabilidades, se for líder de seu grupo, o Flamengo poderá pegar um adversário mais acessível como Boca, Benfica e o Auckland City, da Austrália. 

Caso fique em segundo no seu grupo, a maior probabilidade é que o Flamengo pegue o Bayern de Munique, atual campeão da Bundesliga.

O jogo

O duelo na Filadélfia foi mais um que mostrou domínio de um brasileiro sobre uma equipe europeia, sobretudo na segunda etapa. Mesmo quando perdia por 1 a 0 após gol de Pedro Neto, resultante de falha do lateral Wesley, o Flamengo era melhor, não se desesperou e colocou a bola no chão até encontrar o gol de empate e outros dois depois.

O mediano Chelsea, sem grande repertório ofensivo e sem zagueiros confiáveis, não teve calma nem bola para segurar o Flamengo, ainda que tinha aberto cedo o placar.

A impressão que dava era que o gol do time carioca sairia a qualquer minuto. E saiu depois que Bruno Henrique deixou o banco de reservas. Foi do predestinado atacante o gol de empate, aos 16. Feito o primeiro, a ansiedade sumiu e a equipe deslanchou.

Fez o segundo, com Danilo, três minutos depois, e definiu o triunfo depois que passou a ter um jogador a mais por causa da expulsão do atacante Nicolas Jackson. Sobrando em campo, os cariocas foram às redes com o jovem Wallace Yan no fim para o delírio dos rubro-negros, em maioria no estádio, gritando olé no final.

O Flamengo viaja a Orlando, na Flórida, para fechar a fase de grupos contra o Los Angeles FC. O jogo será na próxima terça, às 22h (de Brasília). No mesmo dia e horária, o Chelsea encara o Espérance, da Tunísia, na Filadélfia.

FLAMENGO 3 X 1 CHELSEA

FLAMENGO: Rossi; Wesley (Varela), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho, Gerson (Wallace Yan), Arrascaeta (Bruno Henrique) e Luiz Araújo (Michael); Plata (Pedro). Técnico: Filipe Luís.
CHELSEA: Robert Sanchez; Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; James (Lavia), Caicedo e Enzo Fernández; Palmer (Madueke); Pedro Neto e Delap (Nicolas Jackson).
GOLS: Pedro Neto, aos 13 do primeiro tempo. Bruno Henrique, aos 17, Danilo, aos 20, e Wallace Yan, aos 37 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Caicedo, Pedro Neto, Delap, Gerson, Pulgar, Plata.
CARTÃO VERMELHO: Nicolas Jackson.
PÚBLICO: 54.019 torcedores.
RENDA: Não divulgada.
LOCAL: Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

* Com Estadão Conteúdo

É TEMPO DE BOTAFOGO

Vitória histórica contra o PSG faz políticos botafoguenses de MS terem 'noite mágica'

Atual campeão da Libertadores, o clube carioca venceu por 1 a 0 o 'bicho-papão francês' com atuação defensiva impecável e eficiência do atacante Igor Jesus

20/06/2025 11h30

Zeca do PT e Nelsinho Trad são

Zeca do PT e Nelsinho Trad são "rivais" ideológicos, mas compartilham a paixão de torcer pelo Botafogo Foto: Montagem

Continue Lendo...

“É tempo de Botafogo!”. Uma frase que, do meio do ano passado até agora, acompanha o clube carioca em títulos e vitórias que desafiam a lógica. Na noite desta quinta-feira (19), o Botafogo venceu o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, e políticos botafoguenses de Mato Grosso do Sul ficaram "nas nuvens".

O senador Nelsinho Trad (PSD) tem várias superstições quando o assunto é Botafogo: ele assiste a todos os jogos com o mesmo calção e a mesma camiseta, além de evitar ir a lugares diferentes, até mesmo para o estádio, com medo de levar azar para o time do coração.

Sobre a vitória histórica de ontem, o parlamentar disse que “o imponderável acabou por prevalecer”, e que tudo é possível quando se trata da Estrela Solitária.

“Tem um ditado no seio futebolístico que diz que tem coisas que só acontecem com o Botafogo. O Botafogo desafiou o improvável e o impossível. Foi disputar uma partida com o melhor time da Europa e, como tem coisas que só acontecem ao Botafogo, vencemos o jogo por 1 a 0 e somos líder do grupo”, disse ao Correio do Estado.

Em suas redes sociais, Nelsinho postou vários vídeos com lances e ‘memes’ da partida ontem, e afirmou ter sido um dos melhores dias de sua vida. “Meu coração botafoguense tá em festa. Orgulho que não cabe no peito”, complementou.

Partindo para outro lado ideológico, mas com a mesma paixão pelo clube carioca, o deputado estadual José “Zeca do PT” Orcírio Miranda dos Santos tornou-se torcedor do Alvinegro aos 12 anos de idade, durante a Copa do Mundo de 1962, quando o Brasil conquistou o bicampeonato.

A paixão de Zeca pelo Botafogo se transformou em um acervo de presentes, camisas autografadas, canecas e diversos itens do time, incluindo o pé direito das chuteiras que Garrincha usou na Copa do Mundo de 1962, aquela relíquia que qualquer amante do futebol brasileiro gostaria de ter.

À reportagem do Correio do Estado, o deputado petista contou que assistiu ao jogo contra o PSG em casa, acompanhado de sua esposa e netos, e admitiu ter passado nervoso emocional durante a partida.

“[Fiquei] muito feliz, né, como botafoguense, muito feliz, assisti aqui em casa eu e Dona Gilda, com meus netos, vibrando muito a cada momento, muito nervoso até emocionalmente”.

Ainda, ressaltou que a vitória contra o atual campeão europeu não foi apenas um triunfo do Botafogo, mas também do futebol brasileiro e do futebol sul-americano, e acredita no título alvinegro nesta Copa do Mundo de Clubes.

“A grande imprensa não botava fé no Botafogo, mas torcia contra do que a favor, dizendo que ia ser goleado, e isso encarnou o Botafogo do Nilton Santos, do Garrincha, do Jairzinho, do Roberto Miranda, do Paulo César, do Manga, portanto um Botafogo que se superou. Lava a honra da América do Sul, que há muito tempo se considerava menor que o futebol europeu”, destacou Zeca.

Outro ilustre botafoguense de Mato Grosso do Sul e sobrinho de Zeca, o deputado federal Vander Loubet (PT) acompanha os times do Rio de Janeiro desde a infância, principalmente por ser filho de militar e ter convivido com cariocas que foram para Corumbá. Influenciado pela família, o parlamentar viu o time carioca nas décadas de 1970 e 1980, época em que o ídolo Jairzinho comandava o ataque da equipe.

Nesta manhã em seu Instagram, Vander comentou “Aqui não tem vira-latismo não! Pra cima deles, Fogão!”, fazendo clara alusão ao termo ‘complexo de vira-lata’, popularizado por Nelson Rodrigues após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, que descreve um sentimento de inferioridade que alguns brasileiros sentem em relação a outras culturas e países, especialmente aos europeus.

Zeca do PT e Nelsinho Trad são "rivais" ideológicos, mas compartilham a paixão de torcer pelo BotafogoMarcelo Heitor Silvestre dos Santos, Superintendente Federal da Pesca em Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação

Marcelo Heitor Silvestre dos Santos, Superintendente Federal da Pesca em Mato Grosso do Sul, também é botafoguense roxo e viu o clube ir da Série B em 2021 às conquistas da Libertadores e Brasileiro em 2024, além de ter a honra de disputar uma competição mundial e pesada como esta.

Ao Correio do Estado, Marcelo atribui os feitos à Sociedade Anônima do Futebol (SAF), adquirida pelo empresário americano John Textor há quatro anos.

"A gente tem que analisar isso sem esquecer do grande, forte e caro processo de profissionalismo que o Botafogo passou, que foi coroado com essa vitória maiúscula e magnífica de ontem, um reencontro com a sua torcida, um momento muito feliz para nós que passamos por aos bocados aí no passado recente", exaltou.

"Botafogo hoje é um time que em qualquer competição que entre é um dos francos favoritos, seja o título que for. Muito feliz, muito contente de estar vivendo isso. Parece, literalmente, que nós estamos num sonho", complementou Marcelo.

Mesmo com esta vitória apoteótica, o Botafogo ainda não está matematicamente classificado para o mata-mata da competição. Com seis pontos, o clube carioca é perseguido de perto por PSG e Atlético de Madrid, adversário na última rodada da fase de grupos. Uma vitória, um empate ou uma derrota por até dois gols de diferença contra os espanhóis colocam a Estrela Solitária na próxima fase.

Curiosidade

Lema adotado por torcedores, jogadores e amantes do Botafogo, "É tempo de Botafogo" foi criado por um sul-mato-grossense, mais especificamente pelo campo-grandense Matheus Martins, atacante da equipe. A primeira vez que o atleta usou essa frase foi em um post no Instagram após sua coletiva de apresentação no clube, em agosto do ano passado.

"Acabou pegando, mas foi bem natural. Não sabia que ia estar saindo com a repercussão toda. E a torcida agora usa nos estádios. Já vi bandeira no estádio do Nilton Santos, em todo lugar. Virou uma marca mesmo. Fico feliz de ter participado disso também. Então, acho que encaixei muito bem aqui, estou muito feliz", disse Matheus em entrevista ao canal oficial do clube no Youtube.

No elenco botafoguense, o jovem atacante foi relacionado para a disputa desta Copa do Mundo de Clubes. Porém, após duas partidas, ainda não conseguiu estrear por estar em transição física, já que está sem entrar em campo desde o final de abril, quando sofreu uma lesão na coxa esquerda.

A tendência é que Matheus retorne aos gramados na próxima segunda-feira (23), às 15h (de MS), contra o Atlético de Madrid, da Espanha. Caso ainda não esteja apto e o Botafogo se classifique à próxima fase do torneio, sua estreia deve ocorrer nas oitavas de final, contra Palmeiras, Inter Miami (EUA) ou Porto (Portugal).

Saiba

Em 2023, o Correio do Estado conversou com as personalidades citadas durante esta reportagem sobre a amor deles pelo Botafogo. Para ter acesso completo ao material, clique aqui.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).