Esportes

FUTEBOL

Perto do fim da janela de transferências, torcida do PSG não quer mais Neymar

Perto do fim da janela de transferências, torcida do PSG não quer mais Neymar

Continue lendo...

A poucos dias do final da janela de transferências na Europa, que se encerra no dia 2 de setembro em países como França, Espanha, Itália e Alemanha, a situação de Neymar no Paris Saint-Germain ainda é incerta. Se os fãs do craque entram todos os dias em suas redes sociais para saber se há novidades ou sinais de para qual lado ele pende, os torcedores mais fervorosos do PSG parecem já ter decretado que ele é página virada.

"Não acho que ele vá ficar porque a fissura entre ele e o PSG é muito grande. Ele não tem nada de bom a trazer para o time, a gente prefere um jogador menos talentoso, mas mais respeitoso", disse Anthony Pereira, de 36 anos, torcedor e sócio do Paris Saint-Germain há 24 anos e membro da torcida organizada Ultras Paris, na qual faz parte de um subgrupo chamado "A Luta Continua".

"Estamos num período em que todo mundo diz que ele quer deixar o PSG e ele não só não faz comentários sobre isso como fala da 'remontada' com emoção. Ele insiste, obviamente sabendo que este episódio faz parte da pior derrota do clube que paga o seu salário e que causou um grande trauma em nós, torcedores. É uma falta de respeito", completou Pereira, referindo-se ao episódio, citado por Neymar como sua melhor lembrança de carreira, no qual o Barcelona venceu o Paris Saint-Germain por 6 a 1 em 2017, nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Para Cam, que prefere se identificar pelo apelido, membro do Virage Auteuil, outro subgrupo do Ultras, a faixa carregada durante o jogo entre o Paris Saint-Germain e Nîmes, no último dia 11, que dizia "Neymar, cai fora!" é "totalmente compreensível", dada à falta de respeito do craque com os torcedores do clube.

O também parisiense Guillaume Bellut é fã do craque e pede à esposa brasileira para traduzir posts de Neymar nas redes sociais para tentar entender as intenções do jogador, "sobretudo neste momento de incertezas". "Gosto muito de Neymar no campo, a maneira como ele joga. Já o seu comportamento fora de campo me interessa menos", confessou.

Samantha, a esposa brasileira, revela, em tom divertido, que Guillaume ficou tão entusiasmado quando Neymar foi comprado pelo Paris Saint-Germain em agosto de 2017, que pensou em dar este nome ao bebê que eles estavam esperando. "Ele achou que era um nome comum no Brasil", contou. Bellut nega, diz que é uma piada. Mas para de rir quando fala sobre a declaração de Neymar sobre a "remontada", que tanto irritou os fãs do clube. "É uma declaração estratégica, neste momento em que Neymar quer deixar o time e os fãs também não o deixariam em paz, se ele ficasse, com cantos e cartazes pouco honrosos".

Como Bellut, Éric Sicard acha que a provocação de Neymar aos torcedores do Paris Saint-Germain, "que deixam seus salários para serem sócios do clube", é um insulto e que eles não vão perdoá-lo. "Sua atitude pouco profissional e egoísta está lhe fazendo pagar um preço alto diante dos torcedores", definiu.

A FAVOR - O artista gráfico francês Estim, que prepara um grande painel comemorativo dos 50 anos do Paris Saint-Germain - a serem celebrados em 2020 - nos muros externos do estádio do clube, acredita que Neymar deve ficar apenas mais um ano na França. "Ele foi comprado pelo maior valor já pago por um jogador. Ele tem de ficar, se recuperar e jogar ao menos uma temporada inteira no PSG, quando o clube completa 50 anos. Depois, ele pode ir para onde ele quiser", declarou.

Nas dependências do clube, sob anonimato, todos os funcionários tinham uma opinião sobre o futuro de Neymar. Desde aquele que acha que ele deve ficar, mas aponta para uma maca na sala de recuperação e diz que "ali é o lugar de Neymar no PSG", até aquele que acha que ele não vai permanecer, "até porque não tem mais clima".

O clima dentro e fora do clube é de preocupação com a forma física do atacante brasileiro. Praticamente todos os entrevistados ligaram a imagem de Neymar à palavra "ferimentos". Para o francês Nikola Stevanovic, que é consultor e comentarista de futebol na TV francesa RMC Sport, "em um mundo em que a comunicação é mais do que nunca estratégica, não havia nada de inocente nem de espontâneo na declaração de Neymar sobre a 'remontada'. Pelo contrário, era um apelo flagrante ao clube espanhol para que o recontrate".

Stevanovic disse que estava no Camp Nou naquele dia, que ele considera trágico para o Paris Saint-Germain, e apesar de não aprovar o comportamento do astro, acha que Neymar ficará no PSG. "Por ausência de outras possibilidades, simplesmente porque todas as pistas de transferências são barradas e o Barça não pode se permitir este investimento. E, no Real Madrid, que poderia pagar, Zidane se oporia à vinda do brasileiro para o clube", analisou.

A declaração de Stevanovic vai de encontro à capa do jornal esportivo L’Équipe desta quinta-feira, que traz uma foto de Neymar, o valor de 100 milhões de euros acompanhado de três jogadores (Bale, Navas e James), referindo-se à oferta do Real Madrid - já recusada pelo Paris Saint-Germain - com a manchete, que resume o sentimento dentro do clube: "Paris quer mais".

Esportes

João Fonseca avança à 3ª rodada em Miami após bater tenista francês

Brasileiro chega pela primeira vez a esta etapa em um Masters 1000

23/03/2025 23h00

Continue Lendo...

Com uma carreira profissional que ainda está nos primeiros passos, o tenista brasileiro João Fonseca segue alcançando novos patamares. Neste sábado (22), no Miami Open, Fonseca derrotou o francês Ugo Humbert por 2 a 0 (6-4, 6-3) e, pela primeira vez, avançou à terceira rodada em um torneio de nível Masters 1000, o mais alto depois dos Grand Slams. 

Em 1h11 de partida, dominou um adversário que ocupa a 20ª posição no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e era um dos cabeças-de-chave da competição, tanto que estreou diretamente contra o brasileiro, na segunda rodada.

Na próxima fase, Fonseca encara outro cabeça-de-chave do Miami Open: o australiano Alex de Minaur, número 11 do mundo, que derrotou o chinês Bu Yunchaokete por 2 a 0 (duplo 6-4). O duelo está previsto para segunda-feira (24).

Nas duplas, o sábado teve algumas eliminações para o Brasil. Entre os homens, a parceria formada por Rafael Matos e Marcelo Melo foi derrotada logo na estreia pela dupla formada pelo croata Mate Pavic e pelo salvadorenho Marcelo Arevalo, por 2 a 0 (6-4, 6-2).

Entre as mulheres, Ingrid Gamarra Martins, que atuou junto à americana Quinn Gleason, foi batida pela parceria formada pela japonesa Miyu Kato e pela espanhola Cristina Bucsa por 2 a 0 (parciais de 6-3 e 6-4).

Quem ainda vai entrar em quadra é Luisa Stefani, que faz dupla com a húngara Tímea Babos. As duas encaram a chinesa Zhang Shuai e a belga Elise Mertens neste domingo (23).

Esportes

Rayssa Leal domina mesmo com dores e inicia temporada com título no STU de Porto Alegre

Ao lado de outras quatro brasileiras na decisão, a jovem de 17 anos mostrou confiança desde a primeira descida e se sagrou campeã no Rio Grande do Sul

23/03/2025 20h00

Continue Lendo...

Mesmo sem competir há três meses e com uma lesão no joelho, Rayssa Leal dominou, neste domingo, a final do street feminino no STU de Porto Alegre, o Circuito Internacional de Skate, e conquistou a etapa do Pro Tour em sua estreia na temporada. Ao lado de outras quatro brasileiras na decisão, a jovem de 17 anos mostrou confiança desde a primeira descida e se sagrou campeã no Rio Grande do Sul.

"Eu estava com um pouco de dor. Não vou mentir", revelou Rayssa Leal, logo após a conquista. Além dela, Maria Lucia, gaúcha, fechou o pódio na terceira posição, que ainda contou com a espanhola Daniela Terol no segundo lugar.

No street feminino do STU, a nota final consiste na somatória da volta (45 segundos) com a best trick, em que as skatistas têm 15 segundos para fazer uma manobra final. Cada uma das finalistas teve direito a três voltas para definir o título na etapa que abriu o circuito de skate nesta temporada. Apenas a maior nota, dentre as três descidas, é contabilizada.

Rayssa Leal foi a última a descer na primeira bateria e dominou as finalistas. Mesmo sentindo a perna direita após as manobras, a maranhense foi a primeira a superar a marca de 70 como nota na decisão, registrando um 75,79 para iniciar os trabalhos em Porto Alegre.

Além dela, outras três brasileiras dividam a atenção dos torcedores no Guaíba, em Porto Alegre. Depois de Rayssa, Maria Lucia, de 15 anos é quem mais conquistou a torcida - também pelo fato de ser natural de Canoas, no Rio Grande do Sul. Depois de nota baixa na primeira descida, assumiu a terceira posição na segunda bateria, ficando atrás apenas de Rayssa e da espanhola Daniela Terol, uma das estrangeiras na decisão.

Terol mostrou confiança na segunda descida, mas errou a manobra final para elevar sua nota e se manteve abaixo do 64,37, objetivo em sua primeira volta. Rayssa, por sua vez, aproveitou o deslize da concorrente ao título e melhorou seu desempenho: 81,57 na volta, e novamente mostrando dores no joelho. Nas fases classificatórias, a brasileira caiu tanto na sexta-feira, quanto no sábado, e foi com dores para a decisão.

Na última volta, cada competidora teve a possibilidade de realizar dois best tricks. Em caso de erro na primeira descida, ganhariam uma segunda chance e mais 15 segundos para aumentar a nota. Foi o caso da Gabriela Mazetto, mas a brasileira errou as duas manobras e ficou fora do pódio.

Os erros de Dani Terol já garantiriam o título a Rayssa Leal antes da última descida. Mesmo assim, ainda foi para a última descida pelo 'entretenimento' e pelas best tricks, mas não conseguiu executar uma última manobra pela nota. Independentemente, a maranhense empolgou o público em Porto Alegre em uma terceira manobra não oficial; nesta, acertou, para comemorar o título na estreia da temporada.

"É massa demais. A gente estar tentando manobras por vários dias Quando acerta, todo mundo comemora junto. É da cultura do skate", afirmou Rayssa, à CazéTV, após o título. A capital gaúcha ainda recebe neste domingo as finais do park e do street masculino, no mesmo Skate Park da Orla do Guaíba.

A partir deste ano, o STU de Porto Alegre se expandiu para a categoria Pro Tour, em que recebe competidores de todo o mundo. Além dos brasileiros, que dominam as finais neste ano, 35 estrangeiros, de 18 nacionalidades do evento, competiram ao longo dos últimos dias.

Após ausência em 2024, em função dos Jogos Olímpicos de Paris, os principais nomes do skate retornaram à etapa do Circuito Mundial. É o caso da própria Rayssa, atual campeã mundial e que optou por não disputar a competição no último ano

CONFIRA AS NOTAS DA FINAL DO STREET FEMININO NO STU DE PORTO ALEGRE:

Rayssa Leal - 81,57

Daniela Terol - 64,37

Maria Lucia - 51,24

Aoi Uemura - 43,92

Gabriela Mazetto - 38,46

Kemily Suiara - 24,42

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).