Esportes

Ele fica!

Em reunião marcada por troca de acusações, clubes aceitam Petrallás à frente da FFMS

Em assembleia tumultuada, os dirigentes decidiram que o atual gestor interino da federação será vigiado por cinco presidentes pelos próximos 90 dias

Continue lendo...

Após três horas de acaloradas discussões e trocas de acusações entre presidentes, os clubes acataram a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aceitaram manter o nome de Estevão Petrallas como gestor interino da Federação de Mato Grosso do Sul (FFMS) pelos próximos 90 dias. Isso pode mudar caso o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) aprove as condenações do presidente do Comercial, Cláudio Barbosa, em julgamento marcado para a próxima semana em Campo Grande.

A reunião, marcada para iniciar às 14h, começou com atraso devido à desorganização entre os dirigentes. Antes do início da assembleia, havia descontentamento com a nomeação de Estevão Petrallas à frente da federação.

Inclusive, alguns deles assinaram um documento direcionado ao presidente do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul), Patrick Hernandes Santana Ribeiro, contestando a decisão da CBF sobre a escolha de Petrallás.

Ao iniciar a assembleia, a troca de farpas marcou a reunião, criando um clima de dérbi Comerário. O momento mais tenso foi quando Estevão Petrallas teve seu momento de falar com os clubes, mas direcionou sua fala diretamente ao presidente do Comercial, Cláudio Barbosa, acusando-o de dialogar com os clubes com a intenção de derrubá-lo da FFMS e, assim, desacatar a escolha da entidade máxima do futebol.

Conforme apurado pelo Correio do Estado, durante a reunião, os clubes estavam desconfiados de que o presidente do Comercial, Cláudio Barbosa, teria escolhido nomes para uma possível fiscalização na gestão de Petrallas, sem consultar os demais clubes.

Esse cenário ficou ainda mais visível quando o presidente do União ABC, Fábio Manso, apresentou uma proposta aos dirigentes, que teve boa aceitação.

“Gente, prestem atenção. Não estamos conseguindo dialogar e não vamos chegar a lugar nenhum dessa forma. Quem nunca errou nessa sala ergue a mão! Eu já errei e tenho certeza que vocês também já erraram alguma vez. Estamos a horas tentando conversar e não vamos chegar a lugar nenhum. Aceitamos o Estevão na federação, e ele precisa jurar que vai ouvir as nossas demandas, perfeito?”, explanou durante a reunião. 

As falas do presidente do União ABC, Fábio Manso, apaziguaram o clima tenso e foram bem vistas pelos dirigentes, que aprovaram a permanência de Estevão Petrallas no comando da federação, sob a fiscalização de um grupo formado por cinco presidentes de clubes.

“Você percebeu como é difícil dialogar entre a gente. Pelo que entendi, assim que cheguei na assembleia, já tinham nomes escolhidos que seriam; um presidente seria responsável pela região sul, outro pela região norte e três de Campo Grande. Isso revoltou alguns dirigentes e se movimentaram durante a reunião, mudando seus votos ", relatou o presidente do Águia Negra, Ilie Vital ao Correio do Estado. 

Clubes votaram pelo SIM da permanência de Estevão Petrallas na FFMS: 

Corumbaense Futebol Clube
União ABC
Dourados Atlético Clube
Clube Esportivo Naviraiense 
Esporte Clube Águia Negra
Náutico Futebol Clube
Operário Futebol Clube
Operário Atlético Clube  
União Recreativo Social Olímpico (URSO) 
São Gabriel Futebol Clube
Sociedade Esportiva Recreativa de Chapadão do Sul (SERC)
Coxim Atlético Clube 
Costa Rica Esporte Clube
CEART FUTEBOL CLUBE
Campo Grande Atlético Clube
Ubiratan Esporte Clube
Associação Atlética Moreninhas
7 de Dourados 
Moreninhas Futebol Clube 
Maracaju Atlético Clube

Votaram NÃO pelo nome de Estevão Petrallás na FFMS 

Esporte Clube Comercial
Novo Futebol Clube 
Sociedade Esportiva Pontaporanense 

Ausente 

Aquidauanense 

 “O nosso voto seria para o Estevão não ficar na federação, mas a reunião foi bastante tensa e mudamos de voto depois de uma conversa entre os presidentes e decidimos votar a favor para que a Portuguesa possa dialogar e cobrar de alguém nos próximos 90 dias. Também fizemos este movimento para não entrar em atrito com a CBF e as decisões judiciais. Podemos falar que o dialogo venceu hoje”, relatou o presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro.

Fotos: João Gabriel Vilalba 

Estevão será fiscalizado  
 

Ainda durante a reunião, os clubes votaram para criar um grupo que fiscalizará o trabalho de Estevão Petrallas à frente da federação. O grupo será composto por André Baird (Costa Rica), Iliê Vidal (Águia Negra), Bosco Delgado (Corumbaense), Gilmar Ribeiro (Portuguesa) e Ítalo Milhomem, representando o futebol amador.

“Você sabe muito bem o que penso sobre o futebol e votamos a favor do Estevão para termos um diálogo com a federação. Vamos agora acompanhar de perto e preparar para as eleições daqui 90 dias” explicou Gilmar para a reportagem, sobre a sua indicação para ser um supervisor de Estevão Petrallás. 

 

Após o final da reunião, Petrallas reconheceu a responsabilidade do cargo e deve dialogar com os clubes nos próximos dias. Questionado, ele aceitou tranquilamente que o grupo fiscalize o seu trabalho nos próximos meses

“Até o momento não tive tranquilidade para trabalhar por causa dessa enxurrada de críticas. Não entendi essa reunião que para a minha visão é para confrontar a decisão da CBF. Precisamos agora é unir, até porque o governo tem total interesse no esporte”, relatou. 
 

A reportagem questionou Estevão Petrallas sobre o atrito com o presidente do Comercial, Cláudio Barbosa. De acordo com o atual gestor interino da FFMS, mesmo com os atritos, vai sentar-se com o Comercial e eles serão tratados da mesma forma que os outros clubes que votaram em meu nome.

"Agora é seguir com as competições e precisamos de união entre os clubes", finalizou.

Estevão Petrallás. Fotos: João Gabriel Vilalba 

Governador Eduardo Riedel mostrou apoio na decisão 

Durante a assembleia dos clubes para determinar o futuro da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), ocorrida nesta sexta-feira (7), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, compareceu rapidamente à reunião, causando surpresa a todos os presidentes presentes. 

Neste momento único, já que minutos antes os presidentes estavam trocando acusações, ao pegar o microfone, o silêncio reinou na sala e os dirigentes prestaram atenção nas falas do governador.

Em sua pronúncia, Ridel reforçou o compromisso do governo estadual com o futebol, destacando que seguirá com o apoio financeiro nas competições e ajudará também no desenvolvimento do esporte, ndependentemente das escolhas internas dos clubes sobre a liderança da FFMS, desde que essas decisões sejam tomadas de forma democrática e saudável.

“Neste momento precisamos de equilíbrio, porque tem muita coisa que precisa ser apurada nessas investigações. Vocês precisam discutir o futebol e dialogar para chegar em um bom termo. O nosso compromisso continua e precisamos discutir o futuro do Morenão”, disse para os presidentes. 

Ainda durante o discurso, o governador deixou claro que não pretende interferir na gestão da federação e nem na escolha do presidente da entidade. 

“Não estou aqui para indicar ninguém, quem decide são vocês. Isto aqui não é papel do governo, o nosso é estar ao lado de vocês e do futebol sul-mato-grossense. Sei que a solução não é simples, mas vocês precisam é se unir e tomar a melhor decisão”, finalizou. 

Governador Eduardo Riedel cumprimentando os presidentes de clubes. Fotos: João Gabriel Vilalba 


Assembleia 

A assembleia entre os clubes foi convocada em meio a um contexto de turbulência desde a prisão de Estevão Petrallas à frente da federação. O encontro contou com a participação de 24 clubes profissionais e cinco amadores. Também estiveram presentes diversos representantes de ligas interessados na escolha dos presidentes.

A reunião foi convocada pelo Esporte Clube Comercial e presidida pelo advogado Reinaldo Leão. A reunião expressou forte descontentamento com a nomeação de Petrallas, questionando os critérios utilizados pela CBF.

Caso os clubes votassem contra ao nome de Petrallás, a decisão seria encaminhada ao  Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul que posteriormente a enviará à CBF. 

 

Assine o Correio do Estado 


 

 

Luto no Esporte

Arnaldo Domingues, fundador da Portuguesa, morre aos 88 anos

O clube confirmou o falecimento na tarde desta quinta-feira (10); a causa não foi divulgada

10/04/2025 17h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

A Associação Atlética Portuguesa informou, na tarde desta quinta-feira (10), o falecimento de Arnaldo Domingues Fernandes, fundador da agora Futebol Clube Pantanal, aos 88 anos de idade em Campo Grande.

Natural de Campo Grande, nascido em 9 de fevereiro de 1937, Arnaldo era filho de pais portugueses, vindos da região do Minho.

Em 1972, apaixonado pela Portuguesa de São Paulo, fundou o clube amador.

Imagem Divulgação

O clube emitiu uma nota de pesar pela perda do fundador, que lutou e viveu para ver o time entre os melhores do Mato Grosso do Sul.

O atual vice-presidente do Pantanal, Giuvani Silva, relembrou o sonho de Arnaldo Domingues, que deixou um legado para o futebol do Estado.

" Sr Arnaldo nos deixa hoje uma lição muito bela de vida, uma pessoa muito querida por todos, não somente no mundo do futebol. O senhor Arnaldo, que foi um dos fundadores da Portuguesa, foi quem me fez acreditar no futebol no Mato Grosso do Sul”, lembrou Giuvani, e completou:

“Ele acreditou no nosso trabalho e me disse: ‘Hoje tenho a Portuguesa nas minhas mãos, mas, através da nossa amizade, construída ao longo do tempo em que você vem trabalhando comigo e demonstrando a dedicação que tem pelo clube, a única pessoa em quem confio para passar a Portuguesa é você’.”

Com o time na primeira divisão, o sonho de Arnaldo foi concretizado, conforme destacou o vice-presidente.

Em 2023, o Pantanal venceu o título da 2ª Divisão contra o Corumbaense por 3x0. O que garantiu o acesso a primeira divisão.

Retorno ao futebol profissional

 

  • Campeão Sul-Mato-Grossense Série B 2023
  • Campeão Sul-Mato-Grossense Sub 15 2024
  • Campeão Sul-Mato-Grossense Sub 11 2024
  • Terceiro colocado Sul-Mato-Grossense Série A 2024
  • Terveiro colocado Sul-Mato-Grossense Série A 2025

Em novembro de 2024, a Portuguesa deixou de ser uma associação para se tornar a primeira SAF do Estado e passou a se chamar Futebol Clube Pantanal.

Confira a nota na íntegra:


“É com profundo pesar que comunicamos, na data de hoje (10/04/2025), o falecimento do Sr. Arnaldo Domingues Fernandes, fundador da Associação Atlética Portuguesa, agora Futebol Clube Pantanal.

Nascido em 9 de fevereiro de 1937, Sr. Arnaldo coloriu de verde e vermelho o sonho de ter um clube profissional em campo e, com muito afinco e dedicação, deu forma às primeiras escalações do time que hoje está entre os melhores de Mato Grosso do Sul.

A presidência e os membros diretores do Pantanal, bem como os demais profissionais e atletas, desejam condolências à família do Sr. Arnaldo e carregam consigo a responsabilidade de manter esse lindo legado. Obrigado, campeão!”

Assine o Correio do Estado

DAQUI 5 ANOS

Presidente da Conmebol sugere Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Para a próxima edição do Mundial, a FIFA já aumentou o número de equipes participantes para 48, que pode sofrer novo acréscimo na "comemoração" de 100 anos do torneio, em 2030

10/04/2025 13h15

Alejandro Domínguez (ao lado de Gianni Infantino) sugeriu que tenham 64 seleções em 2030'

Alejandro Domínguez (ao lado de Gianni Infantino) sugeriu que tenham 64 seleções em 2030' Foto: Reprodução/X

Continue Lendo...

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sugeriu nesta quinta-feira que a futura Copa do Mundo de 2030 conte com 64 seleções, o dobro de equipes que disputaram o último Mundial, no Catar, em 2022. O dirigente afirmou que a ideia seria realizar esta versão ampliada da Copa de forma excepcional, em razão do aniversário de 100 anos da competição.

"Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque só se faz 100 anos uma vez. E é por isso que estamos propondo, SOMENTE UMA VEZ, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa que, embora seja jogada em todos os lugares, É A NOSSA FESTA", afirmou Alejandro Domínguez, pelas redes sociais.

A Copa do Mundo vinha contando com a participação de 32 times desde a edição de 1998 - em 1994, eram apenas 24 seleções. Mas o próximo Mundial, em 2026, vai marcar uma ampliação no número de equipes, com 48. O evento será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A ideia de Domínguez precisaria ser aprovada pela Fifa e seus órgãos internos para ser colocada em prática. Independente disso, a edição 2030 da Copa já será disputada de forma excepcional por ser sediada em seis países diferentes, em três continentes.

Os três primeiros jogos serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai, em referência ao centenário do torneio, inaugurado em 1930, em solo uruguaio. Da América do Sul, a Copa vai rumar para Espanha, Portugal e Marrocos, sedes das demais partidas do Mundial.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).