O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria Estadual de Administração (SAD), contratou o Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção como banca organizadora de dois concursos públicos, sendo o da Polícia Civil e o de Carreira de Gestão de Medidas Socioeducativas.
Para a Polícia Civil, são 400 vagas, enquanto no outro certame são 70 oportunidades, distribuídas da seguinte forma:
- 300 vagas para o cargo de Investigador de Polícia Judiciária.
- 100 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Judiciária.
- 50 vagas para o cargo de Agente de Segurança Socioeducativa.
- 20 vagas para o cargo de Analista de Medidas Socioeducativas.
O Instituto Avalia será a responsável pela execução operacional das etapas do concurso.
Seguindo o cronograma estabelecido, as próximas fases dos concursos serão a oficialização da contração e a publicação dos editais.
Os concursos serão realizados de forma praticamente simultânea.
Concurso público da Polícia Civil
O decreto com a autorização da realização do concurso público da Polícia Civil foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de janeiro de 2025.
O salário inicial não foi publicado, mas o secretário informou que será de R$ 5,8 mil.
Edital específico informará as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para a investidura no cargo e o prazo de validade do certame.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, há uma demanda de reposição do efetivo, que deve ser feita por meio do concurso.
De acordo com o Sindicato dos Policiais de MS (Sinpol-MS), o déficit é de 900 profissionais para os cargos de investigadores e escrivães, com risco de fechamento de delegacias.
Atualmente, o Estado possui 1,6 mil profissionais, entre escrivães e investigadores. Conforme a categoria, o necessário para atender a demanda seria de 2,5 mil trabalhadores.




