Política

VERIFICAÇÃO

Pesquisas falsas sobre intenção de voto ao governo de MS circulam no Whatsapp

Duas imagens que mostram supostas pesquisas eleitorais para o governo de Mato Grosso do Sul são falsas

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RESUMO DA CONCLUSÃO: São falsos os conteúdos que ilustram pesquisas de intenções de votos de candidatos ao governo do estado de Mato Grosso do Sul, já que não seguem as diretrizes definidas pela Justiça Eleitoral, além de privilegiarem algumas candidaturas em detrimento de outras.

  • Conteúdo investigado: Duas imagens que mostram supostas pesquisas eleitorais para o governo de Mato Grosso do Sul são falsas. Na primeira, o candidato André Puccinelli lidera o ranking com 22% das intenções de voto. Já na segunda imagem, o ex-prefeito Marquinhos Trad registra 23,2% e ocupa o primeiro lugar.
  • Onde foi publicado: Grupos de Whatsapp. 
  • Conclusão do Correio Verifica: São falsos os conteúdos que ilustram pesquisas de intenções de votos de candidatos ao governo do estado de Mato Grosso do Sul. 

As publicações beneficiam certos candidatos em detrimento de outros de forma errônea. Além disso, as supostas pesquisas foram realizadas por entidades que não apresentam registros junto das instituições oficiais de regulamentação e, portanto, se tornam ilegítimas e ferem as leis eleitorais, conforme disposto no artigo 33 da Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997.

Como o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MS) define – no artigo 17 da Resolução 23.600/19 –, divulgar indevidamente pesquisas que descumpram as normas eleitorais pode resultar na aplicação de multa, cujos valores são listados entre R$ 53,2 mil e R$ 106,4 mil. 

Ainda conforme o TRE-MS, divulgar pesquisas falsas de intenção de votos sem o devido registro na Justiça Eleitoral pode causar prejuízos à sociedade, já que possuem a capacidade de comprometer a opinião pública e influenciar no processo democrático de uma forma inadequada perante à justiça. 

Além disso, o TRE-MS orienta que, antes de compartilhar qualquer pesquisa, é importante que o cidadão entre no site do TRE e verifique se foi realmente registrada, porque se não houver registro, o responsável pela divulgação também está sujeito às penalidades.

  • Alcance da publicação: Não foi possível calcular o alcance de circulação, por ter sido compartilhado em grupos do Whatsapp.
  • O que diz o autor da publicação: A equipe do Correio Verifica entrou em contato com telefones que poderiam ser dos responsáveis pela autoria da publicação. Entretanto, não obtivemos resposta até o fechamento desta apuração.
  • Como verificamos: Para fazer a verificação, pesquisamos no Google as palavras-chave “eleições”, “governo”, “2022”, “Mato Grosso do Sul”, e encontramos o verdadeiro resultado das pesquisas eleitorais. Também fizemos buscas do conteúdo no Google Imagens, mas não encontramos compartilhamentos em outras redes sociais. 

Em seguida usamos a ferramenta do Tweetdeck para monitorar e apurar se houve alguma publicação recente nos perfis do Twitter, sobre a suposta pesquisa eleitoral do Estado. 

Por fim, tentamos localizar os grupos contidos no processo - no qual foram atribuídas as autorias dos conteúdos -,  no Telegram e Facebook, mas não foram encontrados outros perfis.

Pesquisas falsas sobre intenção de voto em candidatos ao Governo do Estado

Ambas as supostas pesquisas são falsas, já que foram divulgadas por entidades que não possuem registro junto à Justiça Eleitoral, além de não seguirem os padrões estipulados por lei para realização de levantamento de intenções de voto em período eleitoral, conforme disposto no Artigo 33 da Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Além disso, vão na contramão dos resultados obtidos em levantamentos realizados por entidades credenciadas e com legitimidade diante das leis eleitorais. Por fim, as supostas pesquisas tendem a favorecer determinados candidatos em detrimento de outros.

Conforme a ação movida pela Coligação TRABALHANDO POR UM NOVO FUTURO (Federação PSDB, Cidadania, REPUBLICANOS, PP, PSB, PL, PDT) contra as falsas pesquisas, e acatada pelo TRE-MS, foi possível verificar que os institutos apresentados nas imagens são inexistentes, bem como os números estatísticos dos possíveis responsáveis.

Ainda conforme a liminar, os levantamentos de intenções de voto tendem a constituir um eficaz instrumento de convencimento do eleitorado e, por sua vez, a divulgação de pesquisas falsas pode trazer sérios danos para a sociedade e para o sistema democrático eleitoral, já que os dados e informações dispostos nessas supostas enquetes podem estimular os eleitores a definirem e/ou alterarem seus votos com base em dados falsos.

Para o Correio Verifica, são considerados falsos os conteúdos que são inventados ou que tenham sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade. 

Dados da Fundação Pesquisas são falsos 

Ainda que o primeiro material, divulgado pela “Fundação Pesquisas”, apresente corretamente o dado de que o ex-governador, André Puccinelli (MDB), lidera as intenções de voto, as demais informações colocam os outros candidatos com dados e colocações falsas. 

Vale ressaltar que o levantamento enganoso não elencou todos os concorrentes ao cargo de governador, deixando de fora a candidata Giselle Marques (PT), Adonis Marcos (PSOL) e Magno de Souza (PCO). 

Importante frisar, ainda, que, quanto aos percentuais de intenções de voto e colocações dos candidatos, o falso levantamento vai na contramão de pesquisas desenvolvidas por entidades credenciadas e com legitimidade diante da Justiça Eleitoral.

Levantamento da Fundação Green Pesquisas e Métricas também é falso 

A segunda suposta pesquisa foi realizada pela “Fundação Green Pesquisas e Métricas” e apresenta todos os dados de forma equivocada. Assim sendo, o gráfico ilustra Marquinhos Trad (PSD), como líder nas intenções de votos, com 23,3%, seguido por Puccinelli (MDB) que apresenta 22,7%, além de Capitão Contar (PRTB), com 13,1%, Eduardo Riedel (PSDB), com 10,5% e, por fim, a candidata Rose Modesto, com 10,2%. 

Esse conteúdo privilegiou Trad como o candidato com maior intenção de votos entre os eleitores e ilustrou Rose e Riedel empatados na última colocação. 

Levando em conta que as pesquisas de intenções de voto influenciam a opinião dos eleitores, conforme o TRE-MS, o conteúdo investigado apresenta o teor de convencimento suficiente para afetar de forma negativa os candidatos que ficaram nas últimas colocações.

Pesquisa verdadeira 

A última pesquisa realizada pelo RealTime Big Data e divulgada no dia 24 de agosto, aponta a liderança de André Puccinelli (MDB), com 21% das intenções de voto, seguido por Marquinhos Trad (PSD), com 18%.

Além disso, Eduardo Riedel (PSDB) tem 14%, Capitão Contar (PRTB) e Rose Modesto (União) têm 12%. Segundo a pesquisa, os três candidatos apresentam empate técnico, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais. Na sequência, aparece Giselle (PT), com 4%. Adonis Marcos (PSOL) e Magno Souza (PCO) não pontuaram. 

Ainda conforme informações do levantamento publicado na CNN Brasil, os eleitores que pretendem votar nulo ou em branco somam 8%. Já os os que não sabem ou não responderam, representam 11%. A pesquisa não simulou cenários de segundo turno. 

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre 22 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%. Contratada pela Rede Record, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-06707/2022.

  • Por que investigamos: O Correio Verifica investiga conteúdos suspeitos sobre eleições em Mato Grosso do Sul que viralizam nas redes sociais. As pesquisas aqui verificadas induzem a uma interpretação falsa, sem comprovação dos dados, e tendem  ao favorecimento nos resultados de alguns candidatos para o governo do Estado. Conteúdos como esse podem influenciar a decisão de eleitores, que têm o direito de votar com base em informações verídicas, não boatos.

Saiba mais sobre o Correio Verifica

O Correio Verifica já publicou a explicação do perfil do candidato Adonis Marcos (PSOL). Entre algumas checagens que já realizamos estão: Exclusão de propaganda eleitoral de Michelle não é censura; e agência de Iara Contar não recebeu R$90 milhões em propagandas políticas, ao contrário do que afirma vídeo.

 

Congresso

Senado autoriza CPI das apostas online impulsionada por Soraya Thronicke

Senadora de Mato Grosso do Sul lidera investigação sobre impacto das apostas virtuais no orçamento familiar e possível vínculo com crime organizado

08/10/2024 19h11

Senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke

Senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke Agência Senado

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O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a influência crescente das apostas online no orçamento das famílias brasileiras.

A iniciativa, impulsionada pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), também busca apurar possíveis conexões entre essas plataformas e organizações criminosas envolvidas em lavagem de dinheiro, além do uso de influenciadores digitais na promoção dos jogos.

Durante sessão plenária, Pacheco leu o requerimento apresentado por Thronicke, que marca o primeiro passo para a instalação da CPI.

“Esta é uma questão urgente, que afeta a economia doméstica de muitas famílias, além de levantar preocupações sérias sobre lavagem de dinheiro e manipulação de resultados por meio das plataformas de apostas”, destacou a senadora. A CPI contará com 11 membros titulares e 7 suplentes, que serão indicados pelos líderes partidários para dar início às investigações, com um prazo de 130 dias e orçamento de R$ 110 mil.

A senadora Soraya Thronicke tem se mostrado uma voz ativa no Senado sobre o tema, apontando a necessidade de controle e regulação sobre as apostas eletrônicas no Brasil. “As famílias estão sendo impactadas de maneira significativa por essas plataformas, e precisamos entender o verdadeiro alcance disso”, afirmou Thronicke.

Esta será a segunda CPI no Congresso voltada ao setor de apostas online. Atualmente, uma comissão investiga a manipulação de resultados esportivos para favorecer determinados apostadores.

Entretanto, a nova CPI proposta por Soraya Thronicke foca em um escopo mais amplo, buscando investigar não apenas os jogos esportivos, mas também como as apostas virtuais podem estar interferindo no cotidiano financeiro das famílias e nos vínculos com atividades ilícitas.

O próximo passo será a escolha dos membros da CPI, que deverão ser indicados pelas lideranças partidárias. A expectativa é que as investigações comecem em breve, com foco tanto nos impactos financeiros quanto nos possíveis crimes associados às apostas online no Brasil.

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TikTok

Bela Barros falha em imitar João Campos e perde disputa eleitoral

Enquanto o recifense se reelegeu com mais de 78%, Bela não atingiu nem 5% em Dourados

08/10/2024 18h45

Óculos Juliet faz parte da construção de imagem

Óculos Juliet faz parte da construção de imagem "da galera" Reprodução

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Após um hiato de 20 anos na política douradense, Bela Barros disputou pela segunda vez o cargo de prefeita de Dourados. Como parte de sua estratégia política, contou com o apoio de sua neta, Duda Barros, publicitária que encabeçou a campanha da avó nas redes sociais.

Somando os perfis de Bela e Duda no TikTok, a campanha digital da candidata obteve 85,3 mil seguidores distribuídos por todo o Brasil. De norte a sul e leste a oeste, a ex-deputada estadual caiu nas graças das novas gerações.

Nas publicações feitas nas redes, Bela adotou uma postura ácida e cômica, que contribuiu para sua popularidade.

Em seu próprio perfil, Bela Barros atingiu a marca de 29,6 mil seguidores e 523 mil curtidas ao compartilhar sua história e propostas. 

@abelabarros Nunca sonhei sozinha Essa luta é nossa! Por uma Dourados mais BELA #belabarros #prefeitura #douradosms #prefeita #dourados #douradosmaisbela #mulheresnapolitica #douradosmsbrazil #douradosms Sonho - Atitude 67

Já o perfil de Duda, onde eram mostrados os bastidores e memes da campanha, conquistou 55,7 mil seguidores e 2,7 milhões de curtidas.

@dudavbarross ela fala do tiktok pra todo mundooo kkkk #belabarros #douradosms #prefeita #12 som original - neta da bela barros

"Aujuda"

Além da imersão da neta na campanha, Bela também contou com o apoio de grande peso de seu "bisneto", o cão da raça Golden Retriever Alfredo que possui mais de 600 mil seguidores no Instagram.

Fracasso

Bela Barros possui uma longa trajetória na política de Dourados. Eleita pela primeira vez como vereadora em 1988. Dos quatro mandatos consecutivos que participaou, dois foram presidindo a Câmara Municipal.

Em 2004, participou da disputa pela prefeitura e obteve 42% dos votos válidos, 9 vezes o número de votos que conseguiu na segunda tentativa, agora em 2024, apesar de toda a aposta nas redes sociais.

"Meu prefeito"

Reeleito como prefeito de Recife, no Pernambuco, com 78,11% dos votos válidos, João Campos é considerado "o meu prefeito" de muitos brasileiros, até os que residem fora da capital pernambucana.

Além de uma gestão com alto indíce de aprovação pela população, boa parte da popularidade de João se dá devido à sua presença nas redes sociais. 

Desde o primeiro mandato, o prefeito investiu pesado nas redes, que hoje contam com 2,6 milhões de seguidores no Instagram e mais de 700 mil no TikTok.

Para se aproximar do público, o político apostou numa linguagem e estética jovial. João mostra o gingado sempre que pode, com as famosas "dancinhas" que viralizam no TikTok, já lançou o "nevou" no cabelo e, como último hype, fez santinhos colecionáveis durante a campanha eleitoral.

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