Política

Eleições 2022

Soraya é vaiada em colégio eleitoral, critica Bolsonaro e aposta em vitória de Rose

Senadora de MS, antes aliada do presidente, disse acreditar na legitimidade das urnas eletrônicas

Continue lendo...

A senadora sul-mato-grossense Soraya Tronicke, a candidata ao Planalto pelo União Brasil, votou pela manhã numa escola municipal situada na Vila Manoel da Costa Lima, em Campo Grande. 

Ela disse que vai "acolher" o resultado das urnas e voltou a atacar o presidente Jair Bolsonaro, seu ex-aliado. Antes de votar, Soraya foi vaiada por um grupo pequeno de simpatizantes do mandatário, que concorre à reeleição.

A senadora, que votou e disse que seguiria para Brasília, de onde acompanha o resultado das eleições, repetiu a crítica contra Bolsonaro, a de que o presidente teria traído apoiadores e fechado alianças com partidos antes tido como adversários.

Aparecendo com apenas 1% das intenções de voto divulgadas até aqui pelos principais institutos de pesquisa do país, ela relembrou o resultado das eleições de 2018.

"Faltando dois dias para eleição, eu aparecia na quinta posição entre os candidatos e venci", afirmou Soraya, referindo-se a sua estreia na política, quando tornou-se senadora de MS quatro anos atrás.

https://player.vimeo.com/progressive_redirect/playback/756180414/rendition/360p/file.mp4?loc=external&oauth2_token_id=1289434942&signature=04227e25902999408b9a82877d297d6d1640cf9b655dd384c16b8972d0781bc5

Acrescentou a senadora: "quem decide as eleições não são as pesquisas e as opiniões, é o povo. Se não acreditasse não estaria aqui", respondeu ela sobre sua perspectiva acerca do resultado do pleito. Independente do desfecho das eleições, Soraya tem ainda quatro anos de mandato no Senado.

Dizendo-se favorável ao voto impresso, Soraya disse que vai "aceitar o resultado que as urnas apurarem. Vou acolher o resultado, qualquer que for ele", disse.

Ela afirmou, ainda, que as dúvidas que teve quanto à segurança das urnas eletrônicas "foram todas esclarecidas e que não há provas de qualquer irregularidade". A ex-aliada contraria o entendimento de Bolsonaro que, vez o outra, ainda duvida da legalidade das urnas eletrônicas. 

Soraya preside em MS o União Brasil, que tem como candidata ao governo, Rose Modesto, e disse que seu partido aposta na vitória da deputada federal.

De acordo com pesquisas regionais, Rose tem chances de seguir para o segundo na disputa pelo governo, em MS.

Assine o Correio do Estado

DEMOCRACIA

Riedel comemora "fim" da polarização ideológica nesta disputa

Governador se mostrou convicto de que seu candidato, Beto Pereira, estará no segundo turno nesta disputa pela prefeitura de Campo Grande.

06/10/2024 09h28

Acompanhado da mulher Mônica, o governador Eduardo Riedel votou logo cedo neste domingo, na região do bairro Monte Castelo

Acompanhado da mulher Mônica, o governador Eduardo Riedel votou logo cedo neste domingo, na região do bairro Monte Castelo Marcelo Victor

Continue Lendo...

Convicto de que o apoio do governador Eduardo Riedel lhe garante votos, o candidato Beto Pereira (PSDB), saiu cedo de casa neste domingo (06) para acompanhar o chefe do executivo estadual em seu local de votação, na Escola Estadual Maestro Frederico Lieberman, no bairro Monte Castelo.

O candidato a prefeito chegou antes mesmo que o governador e fez questão de esbanjar otimismo com relação à sua chegada ao segundo torno nesta disputa acirrada por uma das duas vagas. As pesquisas mais recentes colocaram Rose Modesto (União Brasil) e a atual prefeita, Adriane Lopes (Progressistas) também com chences de ocupar uma das duas vagas. 

Embora admita um “friozinho na barriga”, se disse convicto de que trabalhou muito e estará no segundo turno. Ele estava acompanhado da candidata a vice-prefeita, a coronel Neidy Centurião, e juntos foram logo na sequência para o  local de votação de Beto Pereira, na Uniderp da Avenida Ceará, na região central de Campo Grande. 

Assim como Beto Pereira, o governador Eduardo Riedel também se mostrou convicto de que haverá segundo turno na Capital e de que seu predileto estará entre os dois primeiros colocados. 

O mesmo otimismo demonstrou com relação ao desempenho do PSDB no interior. “Um excelente desempenho. Talvez um dos melhores da história do partido. Mas quando a gente fala de PSDB a gente fala de uma campanha com muitos parceiros, como o PL. As vezes nós somos vice, em vários  municípios. E dessa forma o partido mantém uma importante posição política em Mato Grosso do Sul”, destacou o governador. 

Para ele, esta eleição foi bastante tranquila, pois, segundo ele, “a população está menos envolvida na polarização. Acho que está mais focada na proposta dos candidatos e a tendência é de que isso ocorra também na disputa estadual e nacional. É importante dar a linha ideológica, mas uma eleição não pode ser pautada em torno de assuntos vazios. Acho que isso diminuiu e isso é positivo para a democracia e para a escolha dos candidatos.”, ponderou o chefe do executivo estadual. 

ELEIÇÕES 2024

Candidatos devem ter propostas para conselhos tutelares

Órgãos são autônomos, mas recebem apoio do poder municipal

05/10/2024 21h00

Foto: Reprodução/ Sociedade Brasileira de Pediatria

Continue Lendo...

Órgãos municipais, os conselhos tutelares são peças fundamentais da garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esses órgãos são permanentes e autônomos, mas o cumprimento de suas atribuições depende do apoio do poder municipal.

A professora Simone Eliza Lessa, da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explica que o eleitor deve buscar nas plataformas de seus candidatos a prefeito e vereador o compromisso com esses conselhos.

“Deve ser um compromisso de campanha dar visibilidade aos conselheiros tutelares, com formação continuada para os conselheiros e para as equipes técnicas, aproximação com as universidades para qualificar esse público e controle social dos conselhos tutelares. Há que ter acompanhamento do cotidiano”, disse a professora.

O Brasil tem, ao todo, 6.100 conselhos tutelares distribuídos por seus 5.570 municípios. Houve eleição em outubro do ano passado. Foram 30.500 conselheiros eleitos em todo o país.

As principais funções dos conselhos tutelares são  atendimento e orientação de crianças, adolescentes e seus pais ou responsáveis, fornecendo informações, esclarecendo dúvidas e orientando sobre os direitos e deveres de cada um. além disso, eles recebem denúncias, reclamações e demandas relacionadas a situações de risco ou violação dos direitos de crianças e adolescentes, e fiscalizam instituições, serviços e programas que atendem crianças e adolescentes, como escolas, creches, abrigos e centros de acolhimento.

“É preciso haver uma dimensão muito educativa do que é o papel do conselheiro. Infelizmente nesse contexto que a gente está vendo que os conselhos foram muito contaminados pelas polarizações religiosas e até pela ação da milícia”, disse a pesquisadora.

“Os conselhos precisam ser espaços visíveis e acessíveis. Todo mundo precisa saber onde fica o conselho tutelar. Tem que ser um prédio bem organizado, com infraestrutura, um carro para as visitas. Infelizmente, os conselhos têm estrutura que não são das melhores e isso depende do território onde ele está”.

A conselheira tutelar Patrícia Félix, do Rio de Janeiro, lembra que quem inaugura os conselhos são as prefeituras e que existe uma recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) de um conselho para cada cem mil habitantes.

“Os prefeitos têm que olhar para o conselho tutelar com essa necessidade de não subalternizar o órgão. Os vereadores podem contribuir com a atualização da lei. As leis dos conselhos tutelares estão desatualizadas. Os vereadores têm uma função especial de não só aprimorar essas leis, mas como também de fiscalizar todos os repasses das verbas municipais, a situação atual dos conselheiros”, disse Patrícia.

*Com informações da Agência Brasil

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).