Após uma série de denúncias de negligência médica, falta de medicamentos e condições precárias, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) anunciou a contratação de 277 novos profissionais. A medida, anunciada nesta segunda-feira (30), visa melhorar o atendimento à população e atender a uma demanda crescente por serviços de saúde.
Entre os profissionais convocados, estão enfermeiros, médicos, motoristas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
A série de contratações, no entanto, surge logo após o hospital voltar a ser alvo de mais um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual (MPE) devido à falta crônica de medicamentos para o tratamento contra o câncer.
Caso recorrente na intuição, a administração do hospital já foi julgada pelo mesmo motivo a 5 anos atrás, quando o MPE conseguiu, na primeira e segunda instância da Justiça, uma decisão obrigando o Governo do Estado a acabar com a falta crônica de medicamentos para o tratamento contra o câncer no Hospital Regional de Campo Grande.
Além da ausência de remédios, em uma vistoria feita em março deste ano pelo MPE, foram constatados outros graves problemas no hospital, em que um deles é a falta de profissionais da enfermagem, o que obrigou inclusive a desativação de leitos para pacientes oncológicos.
No entanto, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simoes Correa, os novos funcionários serão uma peça fundamental para uma nova fase do hospital
"Vocês representam o futuro da saúde pública no Mato Grosso do Sul. O HRMS é uma referência para todo o estado, e agora, com o reforço de novos servidores qualificados, temos a certeza de que continuaremos a oferecer um serviço de excelência à população", afirmou o secretário.
Infraestrutura precária
Em junho deste ano, a jornalista Suelen Morales, de 33 anos, mãe de um bebê de 1 mês e meio que estava internado no hospital, realizou uma denúncia das condições fornecidas para os pacientes. Segundo a jornalista, além de ter que passar por jejuns de mais de 8 horas sem necessidade, a equipe médica entregava medicamentos errados, tinham equipes sobrecarregadas, enfermeiros sem luvas e máscaras, banheiros inundados, lixos sem tampa, janelas que não fechavam e buracos no teto.
Você pode conferir a denúncia completa aqui.
Na época, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)informou que havia um projeto sendo realizado, em parceria com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), para levantar as necessidades de obras e intervenções no hospital.
De acordo com a organização, o hospital possui canais específicos para denúncias e reclamações, sendo eles a Ouvidoria e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). “Estamos à disposição da família para dirimir quaisquer dúvidas sobre o atendimento prestado."