Cidades

Organização Criminosa

Músico é preso por integrar quadrilha que furtava Hilux em Mato Grosso do Sul

Cantor é apontado pela Polícia Civil como responsável pela logística da organização criminosa, que confessou o furto de cinco caminhonetes em Dourados e Campo Grande; veículos teriam sido levados ao Paraguai.

Continue lendo...

O músico Rodrigo Leonardo da Silva Dias, de 34 anos, foi preso pela Polícia Civil, apontado como responsável pela logística de uma organização criminosa especializada no furto de caminhonetes Toyota Hilux em Mato Grosso do Sul.

Além dele, também foi preso Reginaldo da Silva Barbosa, de 42 anos, natural de Minas Gerais, que, segundo a investigação, confessou participação nos crimes e revelou que a quadrilha furtou pelo menos cinco caminhonetes no Estado, três em Dourados e duas na Capital.

As prisões ocorreram entre a terça-feira (14) e a manhã desta quarta-feira (15), durante uma operação conjunta da Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Dourados e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furto e Roubo de Veículos (Defurv).

Série de furtos em poucas horas

A investigação ganhou força após uma sequência de furtos de caminhonetes Toyota Hilux registrados em um intervalo de poucas horas na região central de Dourados.

Entre os veículos levados estão:

  •  uma Hilux branca furtada no Jardim Caramuru;
  •  uma Hilux vermelha levada na Rua Antônio de Carvalho;
  •  uma Hilux cinza furtada na Rua Ciro Melo.

Todos os casos foram registrados na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) e apresentavam características semelhantes, indicando a atuação de uma mesma organização criminosa.

A rapidez das ações chamou a atenção dos investigadores e deu início a um trabalho de inteligência que permitiu identificar os suspeitos e reconstruir a dinâmica dos crimes.

Músico fazia a logística da quadrilha

Conforme as investigações, Rodrigo Leonardo da Silva Dias não era o responsável direto por furtar os veículos, mas exercia uma função considerada estratégica para o funcionamento da organização.

Segundo a Polícia Civil, ele utilizava um Chevrolet Corsa para transportar os autores até os locais escolhidos para os furtos, além de dar suporte durante a execução das ações criminosas.

Essa atuação, segundo os investigadores, permitia que os executores chegassem aos pontos de ataque sem levantar suspeitas e facilitava a fuga após o crime. Rodrigo foi localizado e preso em Dourados.

Confissão revelou novos furtos

Já Reginaldo da Silva Barbosa foi preso em Campo Grande quando embarcava em um ônibus com destino a Minas Gerais.

Durante o interrogatório, ele confessou participação no esquema criminoso e afirmou que a quadrilha furtou cinco caminhonetes Toyota Hilux, sendo:

  • três em Dourados;
  • duas em Campo Grande.

Após a prisão, ele foi encaminhado para a sede do SIG de Dourados, onde prestou depoimento.

As declarações reforçaram a suspeita de que o grupo atuava de forma organizada e interestadual, com divisão de funções entre os integrantes.

Equipamento burlava sistema eletrônico

As investigações revelaram ainda que a quadrilha utilizava um equipamento eletrônico capaz de destravar portas e dar partida em caminhonetes Toyota Hilux fabricadas até o ano de 2022.

Segundo a Polícia Civil, o dispositivo explora vulnerabilidades presentes nesses modelos e não funciona nas versões mais recentes da picape.

O uso dessa tecnologia permitia que os furtos fossem cometidos em poucos minutos e praticamente sem deixar sinais de arrombamento, dificultando a percepção imediata das vítimas.

A facilidade de execução é um dos fatores que explicam o aumento desse tipo de crime em diferentes regiões do país, especialmente envolvendo caminhonetes de alto valor comercial e ampla aceitação no mercado clandestino.

Destino seria o Paraguai

De acordo com a investigação, todas as caminhonetes furtadas já teriam sido levadas para o Paraguai, onde poderiam ser revendidas, desmontadas para comercialização de peças ou utilizadas com documentação adulterada.

Agora, as equipes do SIG e da Defurv concentram esforços para localizar os veículos, identificar os receptadores e descobrir outros integrantes da organização criminosa.

A Polícia Civil não descarta novas prisões nos próximos dias, já que as investigações continuam em andamento.

Prisão em flagrante

Os dois suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

A Polícia Civil segue investigando a estrutura da organização e busca esclarecer se o grupo tem ligação com outras ocorrências semelhantes registradas recentemente em Mato Grosso do Sul, especialmente envolvendo caminhonetes Toyota Hilux, um dos veículos mais visados por organizações especializadas nesse tipo de crime.

Confira, no vídeo abaixo, a ação da quadrilha.

Homicídio

Jovem de 26 anos é executado a tiros enquanto trabalhava em loja em MS

Matheus Pereira Alonso foi surpreendido pelo atirador dentro do estabelecimento em Naviraí; suspeito de 24 anos foi preso pouco depois e confessou o crime, conforme o boletim de ocorrência

15/08/2026 10h01

Matheus Pereira Alonso, de 26 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma loja de materiais de construção em Naviraí.

Matheus Pereira Alonso, de 26 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma loja de materiais de construção em Naviraí. Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Um jovem de 26 anos foi assassinado a tiros enquanto trabalhava em uma loja de materiais de construção em Naviraí, na região sul de Mato Grosso do Sul. O crime ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (14), e o suspeito foi preso pouco depois, escondido em uma área de vegetação.

A vítima foi identificada como Matheus Pereira Alonso. Conforme informações registradas no boletim de ocorrência, o homicídio aconteceu por volta das 17h.

O suspeito, identificado como Diogo Santos da Silva, de 24 anos, teria entrado no estabelecimento e seguido diretamente em direção ao trabalhador.

Sem que houvesse, conforme as informações disponíveis, qualquer discussão momentos antes do ataque, o homem sacou uma pistola calibre 9 milímetros e efetuou disparos contra Matheus. Na sequência, deixou o comércio e fugiu.

Matheus Pereira Alonso, de 26 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma loja de materiais de construção em Naviraí.Loja de materiais de construção onde Matheus Pereira Alonso, de 26 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava em Naviraí. Foto: Divulgação.

 

O número exato de tiros que atingiram o jovem não foi informado no registro policial. Matheus caiu dentro do próprio estabelecimento onde trabalhava.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento, mas, quando as equipes chegaram ao local, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no comércio.

A área foi isolada para o trabalho da perícia. Equipes das polícias Militar e Civil também acompanharam os primeiros levantamentos e iniciaram as buscas pelo responsável pelo assassinato.

Suspeito encontrado em terreno baldio

Após o homicídio, policiais militares realizaram buscas pela região e montaram um cerco para tentar localizar o suspeito. Diogo acabou sendo encontrado escondido em meio à vegetação de um terreno baldio.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma pistola apontada como a arma utilizada no assassinato. Conforme consta no boletim de ocorrência, o jovem confessou ter entrado na loja e matado Matheus.

Matheus Pereira Alonso, de 26 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma loja de materiais de construção em Naviraí.Diogo Santos da Silva, de 24 anos, foi preso após o crime e, conforme o boletim de ocorrência, confessou ter matado Matheus.Foto: Reprodução.

 

Apesar da prisão e da confissão relatada no registro policial, a motivação para a execução ainda não foi esclarecida e deverá ser uma das principais linhas de apuração da Polícia Civil.

Diogo Santos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

A ocorrência foi registrada como homicídio qualificado por emboscada, com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido. A investigação deverá agora buscar esclarecer o que teria motivado o ataque e as circunstâncias que antecederam o assassinato.

VIOLÊNCIA INFANTIL

Pai é preso suspeito de espancar bebê de dois meses

Homem confessou ficar sem paciência com choro da criança e assumiu a agressão

15/08/2026 09h30

Rio Verde News

Continue Lendo...

Um homem, de 31 anos, foi preso durante o início da noite da última quinta-feira (13), suspeito de espancar a filha, de apenas dois meses de vida. O caso aconteceu em Rio Verde de Mato Grosso, município localizado no centro-norte de Mato Grosso do Sul.

Segundo o site Rio Verde News, o bebê deu entrada no Hospital Geral Paulino Alves da Cunha (HGPAC) na quarta-feira (12) em estado grave. Com os exames médicos foram identificadas hemorragia cerebral e suspeitas de fraturas na região da cabeça.

Os profissionais suspeitaram do estado clínico da criança, por diversos motivos, entre eles por algumas lesões não aparentarem ser do dia.

Ao ouvir a versão inicial do homem para entender o que tinha acontecido, a equipe médica suspeitou do relato e características dos ferimentos, e então acionou o Conselho Tutelar de Rio Verde (MS), que levou o caso para a Polícia Civil do município.

Para os investigadores, o homem sustentou inicialmente a mesma versão que apresentou a equipe do hospital. Segundo o relato, durante o banho o bebê teria sofrido uma queda e o homem teria caído em sobre o bebê, o que provocou as lesões.

No entanto, posteriormente, ele admitiu ter agredido a criança por perder a paciência. Conforme o novo relato, ele disse que o bebê estaria chorando insistentemente e, por isso, ele perdeu a paciência e o agrediu.

Com a confissão, os policiais deram voz de prisão ao homem e o levaram preso em flagrante para a Delegacia de Polícia Civil da cidade. Após audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em preventiva e o homem seguirá preso durante as investigações do caso.

A investigação apontou também, que o bebê estava sob cuidados do pai apenas, pois a mãe estava com outra criança, que necessitava de acompanhamento em uma unidade hospitalar.

O caso está registrado até o momento como maus-tratos e lesão corporal, previstos pelo artigo 136 e 129 do Código Penal.

Conforme a legislação, o crime de maus-tratos prevê aumento de pena quando a vítima é menor de 14 anos, com reclusão de dois a cinco anos como pena base, e maiores penalidades se os maus-tratos resultarem em lesão corporal grave ou morte. A lei prevê aumento de um terço em razão da idade da vítima.

A criança foi tranferida para uma unidade hospitalar de Campo Grande devido aos ferimentos e está internada.

A Polícia Civil está responsável pelo caso e ainda investiga circustâncias das lesões, dinâmica dos fatos, período exato em que ocorreram as lesões, bem como demais necessidades da investigação para esclarecer a situação.

Até o momento, as hipóteses das lesões anteriores a do dia é que teria ocorrido no domingo, mas a possibilidade ainda pode ser confirmada ou descartada pela equipe de investigação.

Violência infantil é crime. Denuncie no Disque 100, pelo Conselho Tutelar, 190 para Polícia Militar ou na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).