Correio B

VIAGEM INÉDITA

Piloto de MS vai cruzar os 5 continentes em avião monomotor em 4 meses

Durante a viagem por dezenas de países, será produzido um documentário sobre a expedição; tripulação será composta por dois profissionais: Mário (comandante) e um cineasta

Continue lendo...

Piloto, Mário Jorge Dias de Oliveira Filho, de 33 anos, vai dar a volta ao mundo e cruzar os cinco continentes do planeta, em um avião monomotor Bonanza F33A, pelo período de 120 dias.

A viagem começará em abril e vai até agosto, podendo se estender para 180 dias, ou seja, até outubro de 2026.

Durante a viagem por dezenas de países, será produzido um documentário sobre a expedição, antes (preparação), durante (viagem) e depois (chegada). Com isso, a tripulação será composta por dois profissionais: Mário (comandante) e um cineasta.

Veja a rota

  1. Brasil
  2. Caribe
  3. EUA
  4. Canadá
  5. Groenlândia
  6. Islândia
  7. Europa
  8. África
  9. Emirados Árabes
  10. Índia
  11. Sri Lanka
  12. Cingapura
  13. Indonésia
  14. Austrália
  15. Japão
  16. Papua
  17. Filipinas
  18. Taiwan
  19. Japão
  20. Rússia
  21. Alaska
  22. Canadá
  23. EUA
  24. México
  25. Costa Rica
  26. Panamá
  27. Colômbia
  28. Peru
  29. Chile
  30. Argentina
  31. Paraguai
  32. Brasil
Mário Jorge e a Aurora Boreal na Islândia. Foto: Arquivo Pessoal

Ele nasceu em Aquidauana (MS) e mora em Campo Grande (MS), mas, atualmente, mora “no céu”, pois, não tem local fixo de trabalho ou residência por conta de sua profissão.

Tirou sua primeira habilitação de piloto aos 18 anos, antes mesmo de tirar a carteira de motorista.

Ele viaja/trabalha em um avião de pequeno porte, onde presta serviço a empresas americanas e brasileiras que importam aeronaves. Neste caso, ele busca e traz aeronaves de um país a outro.

“Quando um avião é adquirido em outro país eu sou contratado para ir buscar essa aeronave! Então hoje eu já rodei o mundo algumas vezes buscando avião! Já fiz voo para Austrália, Zimbábue, Kenya, Grécia, Escócia, Suíça, Canadá, Malawi, África do Sul, Estados Unidos e ilhas do Caribe como Providenciales, Punta Cana, Barbados, Curaçao, Grenada e St Marteen”, explicou o piloto ao Correio do Estado.

VOLTA AO MUNDO

Mário está prestes de realizar um sonho pessoal e profissional: dar a volta ao mundo, cruzar os cinco continentes do planeta – América, Europa, Ásia, Oceania e África –, em seu avião monomotor Bonanza F33A, por um período de 120 a 180 dias, entre abril e agosto-outubro de 2026.

Mário Jorge sobrevoando o mar próximo a Brisbane, na Austrália. Foto: Arquivo Pessoal

O objetivo é rodar o mundo criando conteúdo de aviação, lifestyle, aventura, viagem e cultura. Além disso, Mário quer levar a bandeira do Brasil para diferentes países do mundo.

“Quero mostrar a cultura dos diferentes países, de cada continente e também claro os pontos turísticos, os perrengues e tudo que envolve o planejamento e preparação de um voo! Especialmente voo internacional em avião pequeno! A ideia é fazer essa volta ao mundo em 120 dias mas a medida que novos patrocinadores estão chegando, estou estudando a possibilidade para aumentar esse número e ficar até 180 dias em viagem pelo globo terrestre! Uma verdade aventura, uma verdadeira expedição! Quero levar os valores e a bandeira do nosso país ao redor do mundo, levando nossa cultura e nossa nação! Fazer a audiência viajar junto, sem precisar sair de casa! Mostrar que tudo é possível com planejamento, paciência e coragem! ”, contou o piloto entusiasmado, à reportagem.

“Estou levando mais um monomotor da Austrália ao Brasil! Serão 25 pousos, dezenas de países e 5 continentes! Com certeza será a maior que um brasileiro fez nesse tipo de avião até hoje! Ouso dizer, o primeiro! É um Sul-Mato-Grossense fazendo história”, acrescentou.

Atualmente, está na Austrália e deve retornar para Campo Grande nesta segunda-feira (8), em uma aeronave CIRRUS SR22. A previsão é que pouse em solo sul-mato-grossense daqui um mês, em 7 de janeiro de 2026.

PAIXÃO

Mário Jorge sobrevoando a Groelândia. Foto: Arquivo Pessoal

Mário revelou que é apaixonado pelo que faz.

“Eu sou apaixonado pelo o que faço! Digo a todo mundo que estou vivendo o que um dia foi meu sonho! Então impossível não fazer isso com sorriso de orelha a orelha.

De acordo com o comandante, o voo mais especial de sua vida ocorreu em julho de 2024, quando buscou uma aeronave em Zimbábue, na África, oportunidade a qual pôde ver com os próprios olhos a Aurora Boreal, na Islândia/Groenlândia.

“Cruzei todo o continente africano de sul ao norte, toda a Europa, Islândia - Groenlândia - Canadá, desci aos Estados Unidos - Caribe e Brasil! Foram 16 dias de voo e 98 horas!! Foi incrível!”, contou o comandante à reportagem.

REDES SOCIAIS

Além de piloto, Mário também é blogueiro e mostra sua rotina de voos, dia a dia da profissão, viagens, cultura e pontos turísticos de diversos países e perrengues nas redes sociais, Instagram, Youtube e TikTok, onde possui milhares de seguidores.

Mário Jorge sobrevoando a Ilha de Provilenciales - Turks and Caicos. Foto: Arquivo Pessoal

Com isso, consegue lucrar com os posts. “Eu lucro com parcerias e patrocínio!!! Eu amo trabalhar com marcas e fazer marketing!!! Nossa audiência e nicho são muito bons!! E graças a Deus estamos tendo retorno nisso; tanto financeiramente como em audiência! O meu público é maravilhoso! Eles sempre mandam energias boas em casa missão e adoram acompanhar as aventuras”, disse.

Mário Jorge está habilitado a pilotar aviões a hélice (turbo-hélice e pistão). Sua carreira é baseada na aviação executiva. Fez a primeira etapa do curso de piloto privado em Campo Grande (MS) e o curso de piloto comercial, multi motor e voo por instrumento nos Estados Unidos.

AGENDA CULTURAL

Fim de semana das mulheres

Programação especial do Dia Internacional da Mulher movimenta Campo Grande com arte, feiras, debates e ações de combate à violência contra a mulher

06/03/2026 09h00

Corpo feminino do Coro Lírico Cant'arte celebra a presença feminina na arte

Corpo feminino do Coro Lírico Cant'arte celebra a presença feminina na arte Divulgação

Continue Lendo...

Uma das ações mais simbólicas da semana é a mobilização em torno do Banco Vermelho, iniciativa internacional que busca denunciar o feminicídio e manter viva a memória das mulheres vítimas de violência.

Corpo feminino do Coro Lírico CantCONSCIENTIZAÇÃO Banco Vermelho - Iniciativa internacional busca denunciar e conscientizar sobre o feminicídio
Foto: Divulgação

O Banco Vermelho representa um grito coletivo contra a violência de gênero e um convite permanente à reflexão. De acordo com dados do Instituto Banco Vermelho, o Brasil está entre os países com maiores índices de assassinatos de mulheres, com um caso de feminicídio registrado a cada seis horas.

A ação integra a programação da Feira Ziriguidum, na Praça do Preto Velho, amanhã, das 16h às 22h.

Na segunda-feira, a iniciativa também chegará à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Às 10h, será inaugurado um Banco Vermelho em memória da jornalista Vanessa Ricarte, egressa do curso de Jornalismo da instituição e assassinada pelo companheiro em fevereiro de 2025.

A instalação faz parte da campanha institucional Eu Respeito, que neste mês tem como tema “Renovação”, e também integra o programa Sou Mulher UFMS, voltado à promoção da igualdade e do protagonismo feminino.

SESC

Hoje, às 15h e às 19h, o Sesc Teatro Prosa recebe o espetáculo de dança “Código Genético”, com a artista Ariane Nogueira. A apresentação propõe uma jornada afrofuturista que explora o poder simbólico das tranças e do corpo como tecnologia ancestral, conectando passado, presente e futuro por meio da dança.

Amanhã, às 16h, o espaço recebe a programação infantil com o espetáculo “Tin Dô Lê Lê”, da Trupe Teatro de Brincar. A peça convida o público a mergulhar no imaginário popular brasileiro, transformando o brincar em um caminho para encontros, memórias e celebração da infância.

Já na terça-feira, às 19h, em continuidade às celebrações do Dia da Mulher, o corpo feminino do Coro Lírico Cant’arte apresenta “O Som do Feminino”, uma celebração da presença da mulher nas várias formas de arte, uma mostra de sua sensibilidade, força criativa, expressividade e excelência estética ao longo da história.

Corpo feminino do Coro Lírico CantÓPERA “O Som do feminino” - Corpo feminino do Coro Lírico Cant’arte celebra a presença feminina na arte
Foto: Divulgação

As apresentações têm classificação livre e ingressos gratuitos, disponíveis pela plataforma Sympla.

RODA DE CONVERSA

Outro destaque da agenda cultural é a roda de conversa Fixar para Derreter: Entre Palavra e Imagem, que será realizada amanhã, às 10h, na CasaQuintal, localizada na Rua Piratininga, nº 363.

O encontro reúne a artista visual Isabê, responsável pela exposição em cartaz no espaço, e o escritor Febraro de Oliveira, autor do texto que acompanha a mostra.

A proposta é discutir o processo de criação a partir da relação entre artes visuais e literatura, explorando referências e experiências interartísticas. Após a conversa, o público poderá participar de uma visita mediada e do encerramento da exposição. Os ingressos também estão disponíveis pelo Sympla.

FEIRAS Ziriguidum

A Feira Ziriguidum realiza uma edição especial dedicada ao protagonismo feminino amanhã, das 16h às 22h, na Praça do Preto Velho.

O evento reúne música, arte, dança e economia criativa, destacando a força das mulheres como agentes de transformação cultural e social. Entre as atrações musicais estão apresentações de Tânia Madinha, Juci Ibanez e Erica Espíndola.

A programação inclui ainda performances artísticas e apresentações de dança do ventre com Adriele Linares e Marli Oliveira.

Feira do Panamá

No domingo, a Praça do Panamá recebe a 17ª edição da Feira do Panamá, em uma versão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A programação começa às 9h e segue até as 22h, com apresentações musicais, gastronomia, artesanato, brechós e atividades culturais para toda a família.

Entre as atrações confirmadas estão: João Paulo Pompeu (MPB); Slam Plural, competição de poesia urbana; Confraria do Som, com repertório da Jovem Guarda; Projeto Hippie, com classic rock; e Carlos Martinez e Wilson Braga, com sertanejo. O evento também contará com show de prêmios e diversas atividades culturais ao longo do dia.

Feira da Praça Bolívia

Outra opção tradicional é a Feira Cultural da Praça Bolívia, que chega à sua 232ª edição neste domingo, das 9h às 14h, no Bairro Santa Fé.

A programação celebra as mulheres empreendedoras que movimentam o espaço com artesanato, gastronomia e arte. Entre as atrações estão apresentações musicais, dança e poesia.

Um dos momentos mais aguardados será o lançamento do livro “Reflexões”, da escritora e militante social Miriam Id Souza. A obra reúne textos sobre espiritualidade, autoconhecimento e resistência.

Miriam se tornou conhecida após transformar o luto pela morte do neto Ravi, vítima de violência obstétrica em 2025, em mobilização social, por meio do movimento Justiça por Ravi, que denuncia a violência obstétrica e defende um atendimento humanizado para mulheres nos serviços de saúde.

EMPREENDEDORISMO FEMININO

O Shopping Campo Grande também promove atividades especiais em alusão à data com o projeto Empodera Ela, voltado ao incentivo do empreendedorismo feminino.

A programação começou ontem e segue até o dia 31, com uma loja colaborativa que reúne produtos de artesãs regionais, incluindo saboaria artesanal, cerâmica, joias em prata, crochê, costura criativa e arranjos florais.

Amanhã, às 10h, será realizado um café da manhã especial para clientes e empreendedoras.

A programação inclui ainda a campanha de arrecadação Dignidade Menstrual, que coleta absorventes e itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Corpo feminino do Coro Lírico CantBELEZA Sephora Beauty & Play - Evento gratuito oferece aulas, experiências e ativações de marcas de beleza para as mulheres
Foto: Divulgação

No mesmo fim de semana, o shopping recebe o Sephora Beauty & Play, evento gratuito com aulas, experiências e ativações de marcas de beleza.

Outra iniciativa que destaca o protagonismo feminino acontece amanhã, às 7h30min, no Mercado Escola da UFMS.

O 2º Café da Manhã das Mulheres da Agricultura Familiar reúne produtoras, pesquisadoras e estudantes para discutir o papel das mulheres na produção de alimentos e no fortalecimento da economia local.

Com o tema “Mulheres que Alimentam o Brasil: Protagonismo Feminino na Agricultura Familiar”, o encontro inclui palestras, rodas de conversa e momentos de integração entre mulheres do campo e da academia.

PARA A CRIANÇADA

As crianças também têm opções de lazer durante o fim de semana. No Shopping Campo Grande, o parque indoor Yuup Experience reúne 22 atrações, incluindo trampolins, brinquedos infláveis, jogos eletrônicos e áreas interativas.

O cinema também entra na programação com a promoção Traga o seu Balde, do Cinemark, no domingo, em que o público pode levar recipientes criativos para comprar até 10 litros de pipoca por R$ 19.

Já no Shopping Bosque dos Ipês o parque itinerante Vitinho Park entra em seu último mês de funcionamento na cidade, com brinquedos radicais como montanha-russa, Kamikaze e Crazy Dance.

FITNESS

O Dia das Mulheres também começa com atividade física no Parque dos Poderes. O evento Malolo em Movimento pelas Mulheres será realizado às 7h, no Malolo Quiosque, na Rua Imbé, nº 544, com corrida de
5 km, caminhada de 3 km e ações voltadas à saúde e ao bem-estar feminino.

A programação inclui degustações saudáveis, sorteios, brindes e experiências de beleza, incentivando hábitos saudáveis como forma de celebrar a data.

Assine o Correio do Estado

Felpuda

O governador Eduardo Riedel começou a "varrer" do caminho "entulhos de...Leia na coluna de hoje

Leia na coluna desta sexta-feira (6)

06/03/2026 00h03

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fabrício Carpinejar - escritor brasileiro

"Por fora, já desistiu. Por dentro, sempre descobre alguma desculpa para recomeçar”.

 

FELPUDA

O governador Eduardo Riedel começou a “varrer” do caminho “entulhos de dúvidas” sobre seu posicionamento quanto à disputa da Presidência da República. A órgão de imprensa nacional disse em alto e bom som, para ecoar aqui, ali, lá e alhures, que votará no adversário de Lula. Essa sua manifestação a, praticamente, sete meses das eleições gerais serve também como recado para alguns setores descontentes, de que seu grupo está “afinado e uniformizado” como time da direita e que vai buscar a reeleição nesse campo. Com torcida e tudo.

Diálogo

 Jogada

Alguns parlamentares têm dito que nesse ano eleitoral vem ocorrendo “fenômeno político” até então impensado: um bolsonarista raiz fazendo dobradinha com a esquerda radical na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Mais

Segundo eles, nos ataques do deputado João Henrique Catan (PL), da direita conservadora, ao governador Eduardo Riedel, o trio esquerdista de parlamentares entra em cena para ajudar “a bater”. Dizem que entre eles, a situação é “ele levanta bola, os outros chutam”.

DiálogoFabiana Caminha com os pais Luciana e Fábio, e com o irmão Lucas. Ela colou grau em Jornalismo e Comunição Social pela PUC de São Paulo.

Pingos nos is

A reunião do ex-governador Reinaldo Azambuja com o presidenciável Flávio Bolsonaro, no dia 4, não foi mero encontro para tomarem um cafezinho. Ainda mais com a presença do governador Eduardo Riedel, de Waldemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e do senador Rogério Marinho. Afinal, como ensina a Terceira Lei de Newton, para toda ação há uma reação. Simples, assim...

0 x 0

Depois do encontro, Reinaldo Azambuja saiu “vitaminado” com respaldo do presidenciável e, entre outras coisas, declarou: “Ter o apoio do presidente Bolsonaro é muito bom, mas precisa ter resultado, ter votos e, portanto, só em julho sairá a definição dos candidatos do PL ao Senado Federal no Estado”. Foi um recado no estilo “quem ouvir, favor avisar”. Afirmou também que os nomes de Pollon e de Gianni Nogueira continuam no páreo, assim como os dele e do Capitão Contar.

Craque

O presidenciável Flávio Bolsonaro fez questão de deixar claro que a aliança é com Azambuja e Riedel. Disse que o governador faz “um trabalho excepcional em MS e que Azambuja é um craque que está aqui para reforçar o nosso time”. Na prática, isso significa que não existem outros interlocutores para conduzirem ou tentar influenciar o processo das articulações que serão sacramentadas até as convenções, em julho. Nos bastidores, há informação que aliança para uma das vagas não está descartada.

 Aniversariantes

Dra. Maria Auxiliadora Budib,
Eduardo de Melo Spengler,
Adriana Paula Cândido,
Sérgio Silva Muritiba,
Alessandra Patrícia Pandolfo Simon,
Ademir Garcia dos Reis,
Benilo Allegretti,
Leida Aguero Reis,
Pedro Paulo Feronato,
Rodiney de Pinho Barbosa,
Valdeir de Oliveira,
Bento Lebre dos Santos,
Donizete Ribeiro de Magalhaes,
Maria Alves de Almeida,
Sandra Maria Silveria Denadai,
Antonio Silvio de Souza,
Benedicto Moreira,
Maria Aparecida de Oliveira,
Katia Tavares,
Joao Reston Elias,
Edyna Araújo de Almeida,
João Adecio Alves,
Jaime Selle,
Christiane Buainain Gonçalves,
Dr. André Augusto Wanderley Tobaru,
Dr. Redel Furtado Neres,
Dra. Leonir Wiechert Nogueira Barros,
José Narciso Escobar,
Marcos Antonio Soares,
Andréa Saab Baroli,
Nailo Garces da Costa,
Marcilio Gianerini Freire,
José Luiz Saad Coppola,
Débora Rondon,
Elizabete Alves da Silva,
James Rudy Silveira,
Lidio Moraes,
Denise Tibal Vasconcelos Dias,
Andressa Rafaela de Souza,
Sérgio Roberto Mendes,
Oscar Quiroga,
Elida Brito de Alencar,
Joana Inês Bitencourt,
Júlio Sérgio Vargas Fernandes,
José Carlos Tavares do Couto Filho,
Dr. Marcos Tadeu Winche Andrade,
Deodato Dortas Rodrigues Neto,
Fabrizia Ferreira Machado,
Júlio Cesar Carvalho,
Ivandro Correia Silveira,
Dayanny Bento Silva,
Kelly Cristina Garcia,
Angela Maria Ranconi,
Fernanda Marques Yafusso,
Milton Martinho,
Fernando Lamers,
Antônio João Grande de Melo,
Marcelino Rodrigues de Souza,
João de Freitas Pinto,
Walderez e Silva de Farias,
Washington Luiz Castro Júnior,
Bernadete Abrão,
Ivan Mendonça Arruda,
Juailson Canhete da Costa,
Maria de Almeida Metello de Assis,
Cláudio Nakazato,
Emerson Tiogo da Silva,
Magda Guimarães Falcão Alves Zamboni Freitas,
Rener Cruvinel Borges,
Kenya Silveira Lopes,
Mara Gimenez Pereira da Silva,
Karla Lorena Griesbach Nantes,
Ruth Corrêa de Lima Carvalho,
Francisco de Paula Ribeiro Júnior,
Ana Keller dos Santos Aleyne,
Kelly Haruko Kaneki,
Edmar José Panassolo,
Carlos Alberto Garcete de Almeida,
Luiz Carlos Mandu da Silva,
Marcelo Cesar de Oliveira,
Hosana Gonçalves Moraes,
José Massayoshi Simabucuro,
Roberta Soto Maggioni,
João Paulo Tomás,
Ana Paula Seles Paco dos Santos,
Ozair Kerr,
Jorge Alberto Pizzaro de Menezes,
Márcia Tateishi Yamauchi,
Valéria Alves de Assis,
Dênis Peixoto Ferrão Filho,
Thaís Iguma,
Emerson Pereira de Miranda,
Vânia Mara Basílio Garabini,
Diones Figueiredo Franklin Canela,
Tamara Guimarães da Costa,
Edinete Lira Torres Castello,
Jean Cleiton Santi,
Márcio Reis Cordeiro,
Carlito de Oliveira Boza,
Ademar Gonçalves Machado,
Fabia Elaine de Carvalho Lopes,
Giselly Pitinari Cordeiro,
Marisol Marim Alves de Oliveira,
Guiomar Nunes de Souza,
Maria Luiza Businaro,
Patricia Lantieri Correa de Barros,
Christiane Barnard Pereira Utima,
Zilma Marques de Bernardo Castro e Silva. 

COLABOROU TATYANE GAMEIRO

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).