Correio B

Correio B

Violões e dança celebram a cultura hispânica no Teatro Prosa

Violões e dança celebram a cultura hispânica no Teatro Prosa

Thiago Andrade

09/12/2011 - 05h30
Continue lendo...

A guitarra clássica – ou o violão – é instrumento fortemente ligado à cultura hispânica e, portanto, nada mais natural que uma apresentação que una a música produzida pela Orquestra de Violões de Campo Grande à dança flamenca da Cia. Embrujos de España. Portanto, será apresentado amanhã, no Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200 – às 20h, o espetáculo “Horizontes hispânicos”, no qual os bailarinos do grupo dançam ao som de canções tradicionais interpretadas ao vivo.

Serão executadas 11 composições, que reúnem o melhor da música espanhola e sul-americana, de nomes como Astor Piazolla, Carlos Gardel, Augustin Barrios, e algumas canções folclóricas. A regência fica por conta do maestro Anderson Francellino e a direção das coreografias é de Maria Helena Pettengill, que sobem ao palco em três peças: “Sevilhanas populares”, “Por una cabeza” e “El gato Montes”.

A Orquestra de Violões de Campo Grande conta com 14 anos dedicados ao estudo e prática de música instrumental para jovens e adultos, com idades entre 15 e 30 anos. Atualmente, o grupo é formado por 15 instrumentistas. Com longa trajetória pela produção artística em Campo Grande, a Cia. Embrujos de España é um grupo de dança ligado ao Centro Beneficente Espanhol da Capital, desde 1988. Atualmente, a companhia se mantém ativa de forma independente e tem como objetivo principal disseminar a cultura espanhola por todo o Estado.

Diálogo

Os recentes escândalos que começam a resvalar ali, lá, acolá e alhures têm... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected]) - Felpuda

06/12/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Marina Colasanti - escritora brasileira

Para dizer certas coisas 
são precisas palavras outras, 
novas palavras, nunca ditas antes”.

FELPUDA

Os recentes escândalos que começam a resvalar ali, lá, acolá e alhures têm deixado muita, mas muita gente mesmo temerosa que só, tal qual coruja que se camufla, mas fica com os olhos bem abertos. Afinal, comenta-se que o novelo que vem sendo desenrolado ainda tem muita linha. E não falta quem afirme que, a continuar assim, poderá chegar até aqueles que, digamos assim, 
“estão acima de qualquer suspeita”. Dizem, apenas dizem...

Diálogo

Crueldade

Bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas foi interceptada pelo Sistema de Vigilância Agropecuária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Elas estavam agonizando por conta do transporte em condições indevidas. 

Mais

O Ministério da Agricultura e Pecuária proíbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizações e certificações zoossanitárias. Os animais foram apreendidos e multa de R$ 72 mil foi aplicada pelo órgão. O responsável pelo transporte foi liberado.

DiálogoLia Maksoud e Lenita Maksoud Piccolo

 

DiálogoNatalia Fusco

De olho

Alguns prefeitos eleitos não tiram os olhos das ações dos atuais administradores, que se encerram dia 31 deste mês, para que não tenham surpresas quando assumirem seus cargos. Há casos em que os futuros gestores estão recorrendo à Justiça para impedir que o “espírito natalino” tome conta de prefeitos e esses comecem a “furar fila’’ do pagamento de fornecedores ou nomeiem parentes e amigos, entre outros, no pacote de bondades.

No bolso 

Membros do Judiciário de todas as esferas, cuja maioria ganha salários e penduricalhos substanciosos e diferentes da realidade da maioria da população, estão preocupados que só com a PEC 45 do governo, que, segundo dizem, traz arrocho para evitar que a economia continue ladeira abaixo. Isso é o que deixa nítida nota assinada pelo presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.

Pijama

A nota prevê que 40% dos magistrados estão em condições de se aposentar, e, a PEC sendo aprovada, muitos vão buscar imediatamente esse caminho, obrigando a realização de concursos para reposição dos quadros. Pintando quadro pior, o documento afirma que haveria congestionamento na tramitação de processos em todo o País, hoje da ordem de 84 milhões. Se a queixa vai surtir efeito, não se sabe. Mas, à situação cabe o dito popular: “Farinha pouca, meu pirão primeiro...”.

ANIVERSARIANTES

Dra. Lara Cristina Leite Rubio, 
Antônio Ildivan Lima (Castelo),
Celina Merem,
Lázara Odete Baraúna Ferreira Salamene, 
Diego de Oliveira Eloi,
Leonardo de Almeida Carminati, 
João Deoni da Silva, 
João Carlos de Souza,
Marcos Florentino Belliard,
Paola Aparecida Reiko Goya,
Eutimio Nicolino da Costa Leite,
Izolina Cabreira Aristimunho,
Alfredo Marques Neto,
Claudia Paioli,
Jânio Santos Pereira,
Dorivaldo Bandeira Duarte,
Mirela Ustulin Santos, 
Jaime Valler,
Mauricio Negreiros Duncan,
Manoel Marcelino de Araujo Santana,
Celso Maran Júnior, 
Gabrielle Lopes da Costa, 
Dra. Agnes Amalie Zielke Maltzahn, 
Stephanie Sayuri Otsubo Tanaka, 
Dr. Conrado Passos, 
Elyzlaine Soares Monteiro, 
Roberto Murillo Mathias Costa,
Roberta Patricia Correa Ribeiro Rodrigues da Silva,
Sérgio Santo Rigo,
Rui Carlos Reiter,
Lara Francine Cerqueira Martins,
Marcelo Adriany Martins,
Maria Helena Alves Silva,
Ana Cristina de Barros,
Dionizio Melgarejo, 
Osvaldo dos Passos Pereira Junior,
Sonia Santos Coelho,
Cleide Medeiros Rocha,
Cristiane Alves de Souza,
Jesus de Souza Rego,
Paulo Afonso Flôres Falcão,
Luis Henrique da Silva Marques,
Inaye Janille Soares Prado,
Denise de Melo Milanezi Risolia,
Cila Marques Mascarenhas, 
Maria Augusta Quilião,
Janete de Oliveira França,
Jorge Antonio Salomão,
Rosenilda de Oliveira Maidana,
Jurema Nogueira de Matos,
Ney Rodrigues de Almeida Sobrinho,
Antônio Chaves dos Santos,
Vera Maria Adames,
Maria Aparecida Guagliano,
Teresa Fonseca de Almeida,
Cristina Inêz da Silva Moreira,
Marcos Marques Ferreira,
Daniela Rodrigues de Oliveira,
Augusto César da Silva,
Fernando Henrique Teixeira,
Givaldo Augusto dos Santos,
Aracilda Bertoni,
Maria Inêz Lopes,
Carolina da Silva Antero,
Leila Medeiros,
Antônio Noboru Oshiro,
Reginaldo Martinez,
Tércio Pessoa de Souza,
Eva Faustino Barbosa,
Evaldo Russul Vieira,
Cleia de Brito Castilho da Silva,
Humberto Vieira,
Paulo Henrique Ferreira,
Eulina Rodrigues,
William Antunes,
Gilda Maria Silveira,
Pedro Xavier de Souza,
Norberto Pereira Lima,
Roberta Ferreira,
Nádia Teixeira,
Gilmara Moreira,
Márcia Batista,
José Sergio Vitoretti,
Luiz Carlos Ormay,
Aline Felix Ferreira,
Silas José da Silva,
Dircéia de Jesus Maciel Vasconcellos,
Renata Pereira Muller Alves Corrêa, Erika Swami Fernandes,
Clauber José de Souza Neckel, 
José Gregório de Barros,
Nedson Bueno Barbosa,
Fábio Adair Grance Martins,
Maria Caroline Bertol Carloto Vieira,
Nilson da Silva Geraldo,
Edinei Corrêa Martins,
Marly Benites Diniz,
Afifeh Echeverria,
Samara Rahmam Salem,
Ruzymar Campos de Oliveira,
Ari Chaves Rachel,
Aureliano Costa Sobrinho,
Paulina Ishikawa,
Zenil de Souza,
Maria Gomes Vilela,
Fernando Montalvão Silveira,
Moacir José Carvalho Alves.

*Colaborou Tatyane Gameiro

RECONHECIMENTO

Bocaiuva vence Brasil Fashion Futures

Grife de moda inclusiva de Campo Grande foi a escolhida na categoria de diversidade, redução da desigualdade e responsabilidade social, entre 100 concorrentes, em premiação realizada terça-feira em São Paulo

05/12/2024 12h30

Eduardo Alves e Luane Sales, fundadores do Bocaiuva Moda Inclusiva

Eduardo Alves e Luane Sales, fundadores do Bocaiuva Moda Inclusiva Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Bocaiuva Moda Inclusiva, de Campo Grande (MS), venceu o Brasil Fashion Futures, uma iniciativa do Instituto C&A que reconhece e valoriza personalidades, projetos e organizações que trabalham para um futuro mais justo e sustentável na moda. A terceira edição da premiação foi realizada na terça-feira, em São Paulo, no State Innovation Center, e a grife campo-grandense sagrou-se a campeã, entre 100 concorrentes de todo o país, na categoria de diversidade, redução da desigualdade e responsabilidade social.

A categoria busca destacar “negócios de moda e marcas que atuam com inclusão, diversidade, representatividade e amplificação de vozes de grupos sub-representados, iniciativas de impacto social e condições dignas de trabalho”.

Para o designer Eduardo Alves, da Bocaiuva, o prêmio “vem como uma validação de um trabalho que começou em 2015, e que completa quatro anos de Bocaiuva em 2024, aliando o negócio com a parte social”.

Além do Troféu Fashion Futures e de uma premiação em dinheiro de R$ 10 mil, a grife local terá, entre outros benefícios, visibilidade na mídia e nas comunicações do Instituto C&A.

“É muito interessante porque a gente vem trabalhando muito a questão da educação, inclusive com apoiadores como a Apae e o Instituto Juliano Varela. Além da adaptação das peças em si, fizemos ações em que podemos ensinar familiares a confeccionar os artigos. Foi um ano muito importante para nós que nos preocupamos em fazer a diferença”, afirma.

A Bocaiuva Moda Inclusiva tem se dedicado a promover a inclusão de diferentes grupos na indústria da moda, contribuindo para a diversidade e representatividade no setor. Com iniciativas e ações sociais focadas na promoção da inclusão, a marca tem demonstrado seu compromisso com a responsabilidade social e a construção de um futuro mais inclusivo na moda.

A equipe da Bocaiuva Moda Inclusiva recebeu com entusiasmo a notícia da premiação, reconhecendo o impacto positivo de seu trabalho na promoção da diversidade, redução da desigualdade e responsabilidade social. A marca se posiciona como um agente de transformação no cenário da moda, enfrentando os desafios e aproveitando as oportunidades para criar um setor mais inclusivo e representativo.

Com o prêmio, a Bocaiuva Moda Inclusiva reafirma “seu compromisso com a promoção da diversidade e a redução das desigualdades, demonstrando que é possível construir um futuro mais justo e sustentável na indústria da moda”. Eduardo espera que o reconhecimento do trabalho da marca seja também uma oportunidade para inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho rumo a uma moda mais inclusiva e diversificada.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).