Quatro atletas do Mato Grosso do Sul conseguiram a classificação para a fase de grupos da 7ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Aberto de Vôlei disputado em Campo Grande.
Pela fase classificatória do feminino, a dupla Magda e Dayane venceu os dois jogos que disputou nesta quarta-feira (27), ambos por 2 sets a 0. As atletas de MS venceram as duplas Vitoria/Fer Battistetti(CE/SP) e Nina/Carolina, do Rio de Janeiro.
A três-lagoense Aninha também garantiu a classificação para o aberto, junto com a sua dupla Karol(SE). As atletas superaram a dupla Gigi/Thais (PR/PE) por 2 sets a 0, e a Manu/Anne Kolbow(RJ/RJ) pelo mesma diferença de sets.
No masculino o único representante sul-mato-grossense no Aberto será Gustavo Henrique Martins de Souza (20), natural da cidade de Três Lagoas. O jovem conseguiu o feito inédito para ele, ao lado de Negugu(RJ). Está é a primeira vez que os dois jogam uma competição juntos.
"Jogamos a primeira vez juntos aqui, nem treinamos para o classificatório. Batemos uma bola um dia antes e arriscamos, mas graças a deus conseguimos passar", disse Gustavo.
Alegre pelo dia vencedor, Gustavo conta como foi jogar as partidas em casa, ao lado do público do Mato Grosso do Sul. "Sensacional!, vim aqui e falei, mesmo sendo meu Estado, eu tenho que dar o meu melhor, a torcida ajudou muito", disse Gustavo.
Apesar da audácia da dupla novata, os dois atletas são experientes. Gustavo é 12 vezes campeão sul-mato-grossense, e neste ano foi campeão da primeira etapa do Aberto em Saquarema(RJ) ao lado de Gui Pacheco(PR), antigo parceiro
O título deu para o Gustavo uma grande oportunidade de enfrentar atletas do Top 8 em Itapema (SC) "É outro nível jogar o TOP-8, joguei com atletas que são inspirações para mim, que disputaram as olimpíadas e o mundial".
Eliminação em Casa
A dupla Carlos e Anthony(MS/MS) chegou até a ultima partida da classificatória vencendo os Capixabas Anthony/Isaque, por 2 sets a 0, porém na partida decisiva para chegar a fase de grupos, a dupla de Mato Grosso do Sul perdeu para os Cariocas Ramon Gomes/Anderson Melo.
Carlos Eduardo Dias de Miranda Vidal, (20), e o Anthony Cáceres, atleta de Bela Vista, comentaram a participação da dupla ao Correio do Estado ."Acredito que demos o melhor de si, os dois sets foram decididos no detalhe, mas temos que treinar mais",declarou Carlos.
Sobre jogar o Circuito Brasileiro em Campo Grande , Anthony fala sobre o apoio da torcida."A torcida ajuda muito né?, isso que é bom de jogar em casa, espero que Campo Grande receba mais etapas, e que da próxima vez, a nossa dupla consiga a classificação".
Acostumados de jogar na categoria sub-19, Anthony também relata a mudança no nível dos adversários agora no Aberto adulto. "Aumenta o nível de dificuldade e a pressão também, porque o classificatório você não pode perder, e tudo pode ser decidido no detalhe".
Competição
A etapa do Circuito Brasileiro Aberto reuniu na fase "Qualifying" 63 atletas de todo o país, 40 no masculino e 23 no feminino. São três jogos iniciais eliminatórios para decidir as oito duplas que se classificam para a fase de grupos do Aberto, onde outras oito duplas melhores ranqueadas esperam esta definição.
As 16 duplas da fase de grupos se enfrentam em quatro grupos, até as fases eliminatórias. A grande final do Aberto e disputa do bronze acontece no sábado (30).
Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o campeonato aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking nacional, junto de dois convidados e até oito duplas classificadas pelo torneio qualifying (qualificatório).
As sete duplas mais bem ranqueadas disputarão o Top 8 com mais um convidado especial, que será o campeão do aberto anterior. O TOP 8 inicia na próxima sexta-feira(29), com as finais da competição terminando no domingo(31)
Ao todo, a temporada do vôlei de praia conta com 10 etapas do Top 8 e quinze do aberto.