Cidades

Destruição

Rompimento da barragem do Nasa Park deixou rastro de destruição

Devido ao rompimento da barragem do Nasa Park, na manhã desta terça-feira (20), três casas foram atingidas pela força da água, e moradores que residiam no local perderam tudo

Continue lendo...

Sem palavras para conseguir mensurar o rompimento da barragem do Nasa Park, na manhã desta terça-feira (20) que deixou uma casa completamente destruída, populares unem forças para realizar a limpeza dos imóveis.

Conforme nota emitida pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, três casas foram diretamente atingidas pela água proveniente da barragem do Nasa Park que não possuía certificado de vistoria.

Segundo registrou a reportagem do Correio do Estado, que esteve nas residências que foram atingidas pela força da água. 

Crédito: João Gabriel Vilalba

 

 

 

 

 

 

 

O caseiro de uma das fazendas, de nacionalidade boliviana, Orlando Garcia Eguez, que reside na região há dez anos, informou que estava trabalhando quando escutou um “estalo” descrito como uma explosão, o que o fez correr até a residência.

“Foi [coisa] de cinco minutos muito rápido. [A água] foi levando tudo, quando cheguei aqui para ver, corri de novo porque tremeu às árvores. Corri de novo, subi e desci umas dez vezes sem saber o que fazer. Eu falei deixa ser o que Deus quiser que aconteça”, disse Orlando.

Sem sinal de internet devido a localização da casa que ficou completamente destruída, a estimativa é que a água atingiu 1,20m de altura.

“Perdi fogão, geladeira, tudo. Só estou com a roupa do corpo”, explicou Orlando. Na casa dele, outros moradores somaram forças para realizar a limpeza da casa.

A força da água foi tamanha que de acordo com o morador a mata que havia acima foi totalmente varrida.

Rompimento da barragem

Um funcionário do Nasa Park, avisou o morador Rogério Pedroso dos Santos, de 48 anos, de outra residência destruída pela força da água do rompimento da barragem.

Assim que recebeu a ligação como só estava o filho em casa, a única coisa que conseguiu dizer foi para ele procurar um local alto e correr.

 “O cara que trabalha no Nasa me avisou, eu liguei para o meu filho e falei: ‘corre para o alto lado do Amigão’. Que é para o lado da BR, né? E quando ele saiu de casa só escutou a água vindo quebrando tudo. [Só não aconteceu o pior] por Deus mesmo”, contou Rogério que mora no sítio há 48 anos.

Na residência dele a perda foi total, animais como ganso, galinha, cachorro e porco que são criados peixes e incluindo um lago que tinha na propriedade com peixes ficou totalmente destruído.

“Todo mundo falava da barragem para eles, mas diz que era muito bem feita. Eu achava que essa água não ia atingir aqui, pensei que se ela estourasse ia atingir a margem ali do açude, né?”, lamentou Rogério.

Até o momento, sem água do poço que ficou suja, Rogério informou que autoridades não apareceram para prestar apoio. 

“Ninguém se pronunciou, ninguém arcou. Perdemos o poço, a bomba, essa água os bichos não vão beber”.

Assine o Correio do Estado

MPMS

Investigado por feminicídio tem prisão preventiva decretada

MPMS obtém restabelecimento da prisão de investigado por morte da ex-companheira

08/09/2026 10h00

Foto: Divulgação / MPMS

Continue Lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) atuou no restabelecimento da prisão preventiva de um investigado por feminicídio em Campo Grande. A decisão foi proferida pelo desembargador Emerson Cafure, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

A prisão preventiva foi decretada após novos desdobramentos nas investigações sobre a morte da ex-companheira do investigado. Inicialmente, o caso havia sido registrado como suicídio. No entanto, ao longo da apuração, novos elementos técnicos apresentaram uma perspectiva diferente para o caso.

Em sua argumentação, o MPMS utilizou um laudo pericial produzido posteriormente. O documento afastou a hipótese inicial de suicídio e apontou que a morte ocorreu em um contexto de violência de gênero.

O laudo também apontou alterações na cena do crime, incluindo a retirada de armas e munições do local antes da chegada das autoridades. De acordo com o Ministério Público, diante do novo contexto e da gravidade dos fatos, as medidas cautelares impostas anteriormente não seriam suficientes.

O desembargador reconsiderou a decisão anterior e confirmou a prisão do investigado. Segundo ele, os novos fatos e as provas apresentadas demonstram que a prisão é necessária. Dessa forma, a prisão preventiva foi restabelecida.

CRIME

Casal invade casa, rouba e ataca idoso com facão em Dourados

Homem conseguiu fugir e levou uma bateria; a mulher foi detida e agredida por populares que perceberam a situação

08/09/2026 08h45

A criminosa foi levada para o hospital e depois apresentada à polícia

A criminosa foi levada para o hospital e depois apresentada à polícia Divulgação

Continue Lendo...

Um idoso, de 68 anos, foi vítima de um roubo dentro de sua residência, em uma região conhecida como ‘favelinha’, no município de Dourados, na manhã de segunda-feira (7). Uma mulher foi detida após o ataque.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem, identificado como Aldir Steinhauser, estava dormindo em seu barraco, localizado na rua Cabral com a Gustavo Adolfo Pavel, quando acordou e se deparou com um homem e uma mulher dentro da residência.

O homem foi identificado como Odenir, de 49 anos, e a mulher como Daniele, de 40. 

Durante a ação, o idoso foi atacado com um facão e sofreu um ferimento na mão direita. De acordo com as informações do Dourados News, populares perceberam a situação e conseguiram deter a mulher, que foi agredida. O homem conseguiu fugir do local levando uma bateria.

A vítima relatou ainda que, durante a tarde, o mesmo casal teria entrado em sua casa e levado mantimentos. Daniele foi encaminhada para atendimento médico devido às lesões e, posteriormente, apresentada à polícia. 

O caso foi registrado como lesão corporal, roubo e tentativa de latrocínio.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).