Cidades

PANTANAL DE MS

Ribeirinho 'brigadista' ajuda a salvar mãe e bebê em incêndio no Pantanal

Moradores combatiam as chamas que atingiu a BR-262 e "pantaneirinho" avisou policiais de uma casa onde o pequeno de dois meses e outras crianças estavam enquanto duas mulheres tentavam salvar a casa em que viviam

Continue lendo...

Enquanto o Pantanal sul-mato-grossense ainda queima, moradores e forças de segurança que buscam combater os incêndios florestais vivem cenas marcantes, como o salvamento de uma mãe e seu bebê de dois meses que aconteceu com a ajuda de um ribeirinho "brigadista". 

Como narra o 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Corumbá, que seguiam no sentido a Miranda com destino ao Passo do Lontra, um "grande incêndio" atingia a rodovia BR-262 ao longo da ponte sobre o Rio Paraguai. 

Residências da região estavam cercadas pelo fogo e os próprios moradores locais atuavam no combate às chamas, quando a equipe que se aproximava do aterro próximo às casas foi informada por um pequeno ribeirinho que ali próximo outra família corria perigo. 

Isso porque, na tentativa de salvar suas casas de serem consumidas pela chama, duas mulheres, mais duas crianças e um bebê de dois meses, permaneciam na residência querendo salvar o lugar onde vivem.

Com o risco diante do volume das chamas, que atacava junto da densa fumaça que dificultava a respiração, os policiais removeram as moradoras do local, pois a situação estava crítica. 

A embarcação dos policiais militares, que estavam sem os equipamentos adequados para o resgate, foi usada para transportar a mãe e seu bebê de dois meses, já que o Corixo tinha pouca profundidade, com as demais levadas a pé até uma área segura. 

Como aponta o 1º BPMA em nota, o resgate foi feito mesmo sem os equipamentos justamente pela complexa situação de urgência, ressaltando que os policiais agiram com calma e eficiência para a retirada segura de todos os membros da família. 

Situação do Pantanal

Aproximadamente 1 milhão de hectares do Pantanal, no período de oito meses, como aponta o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa/UFRJ), foram consumidos pelas chamas dos incêndios florestais que atingem o bioma, sendo junho o pior período registrado até então. 

Ainda assim, é dito há tempos que o período mais crítico, com as estiagens mais extremas, ainda estava por vir - como bem abordou o Correio do Estado mais recente - e chegaram já nesse fim de semana. 

“Entre agosto e setembro ocorrem os maiores incêndios florestais e as condições previstas são favoráveis para o fogo. Até outubro a região pantaneira e sudoeste está em alerta e as demais em atenção e observação”, disse a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Mato Grosso do Sul (Cemtec). 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

De obras a eventos, confira quais ruas serão interditadas neste fim de semana

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) orienta que condutores e pedestres prestem atenção nas ruas e planejem outras rotas

22/11/2024 15h30

De obras a eventos, confira quais ruas serão interditadas neste fim de semana

De obras a eventos, confira quais ruas serão interditadas neste fim de semana Agetran

Continue Lendo...

Atenção para quem for transitar por Campo Grande, neste fim de semana, a partir de hoje (22), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deve interditar diversas ruas para eventos e obras. Confira abaixo as interdições:

Sexta-feira (22)

Instalação de Guindaste

Horário: 07h às 17h
Local: Rua Verde Louro nº 458, entre as ruas Santa Malvina e Juquiá (manter acesso local).

1º Dia das Crianças

Horário: 14h às 18h
Local: Rua Pedro Eduardo Leite nº 150, entre as ruas Topógrafos e Bertoia.

Evento Cultural

Horário: 16h às 22h
Local: Rua Caraíba, entre as ruas Jaúna e Topógrafos.

Evento Religioso

Horário: 18h às 22h
Local: Rua Gaia nº 08, entre as ruas Paratudo e Pará.

Congresso de Jovens

Horário: 17h30 às 23h
Local: Avenida Gunter Hans (pista auxiliar, sentido Bairro-Centro), entre as ruas Coaraci e Cristóvão Jaques.

Evento Religioso

Horário: 18h às 00h (continua nos dias 23 e 24/11/2024)
Local: Rua Cláudio Manoel da Costa nº 640, entre as ruas Silvério Faustino e Martins Afonso de Souza.

Sábado (23)

Feira Cultural

Horário: 15h30 às 23h
Local: Rua Pequi, entre a Avenida Florestal e a Rua Presidente Café Filho.

Cruzada Evangélica

Horário: 10h às 23h
Local: Rua Nilo nº 208, entre as ruas Oceania e Diva Ferreira.

Domingo (24)

Execução de Obras

Horário: 06h às 18h
Local: Rua Frederico Korndorfer e Rua Vinte e Um de Abril (intervenção no cruzamento).

Evento Religioso

Horário: 13h às 17h
Local: Rua dos Arquitetos nº 95, entre as ruas Vital Brasil e Campos Sales.

Evento Religioso

Horário: 15h às 22h
Local: Rua 14 de Julho, no trecho entre as ruas da Liberdade e Dr. Cavalcanti.

Paquera na Avenida

Horário: 15h às 23h
Local: Avenida Marinha, entre as ruas do Porto e da Península.

Assine o Correio do Estado

Modernização

Polícia Civil de MS usará WhatsApp para intimações

O uso da tecnologia tem como objetivo agilizar as investigações e reduzir os custos com deslocamentos. A mensagem será padronizada e incluirá o brasão da Polícia Civil de MS.

22/11/2024 14h30

Foto ilustração de um boletim de ocorrência

Foto ilustração de um boletim de ocorrência Fotos: PCPR/ Divulgação

Continue Lendo...

Com o objetivo de reduzir custos com deslocamentos e agilizar investigações, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul passará a enviar notificações via WhatsApp. A medida, que promete mudar a forma de abordagem da instituição, foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o texto, a mensagem de notificação deverá conter endereços eletrônicos e números de telefone celular que comprovem o funcionamento do aplicativo.

Para garantir maior credibilidade às notificações, as delegacias deverão informar o número oficial utilizado e adotar uma foto padronizada da unidade policial, contendo o brasão oficial da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

As mensagens enviadas deverão incluir no texto o nome, cargo e matrícula do policial responsável, além do número do Boletim de Ocorrência, a unidade policial, o teor da comunicação e, em caso de necessidade de comparecimento, o endereço, data e horário.

O site oficial da Polícia Civil manterá uma lista das delegacias do estado e seus números de telefone para comunicação via WhatsApp, além de alertar que a PCMS não solicita dados pessoais, bancários ou sigilosos por meio de correio eletrônico, redes sociais ou aplicativos de mensagens.

O cumprimento do ato realizado por WhatsApp será documentado por meio de certidão, que detalhará a data e o meio utilizado para informar o destinatário sobre o teor da intimação.

A norma que entrará em vigor segue o que foi estabelecido no termo de cooperação mútua assinado em 2022 entre o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

A intimação pelo WhatsApp será considerada realizada no momento em que o aplicativo indicar que a mensagem foi lida, ou quando, por qualquer outro meio idôneo, for possível confirmar que a parte tomou ciência da notificação.

Caso o intimado, após ser cientificado do ato, deixe de comparecer à Delegacia de Polícia sem justificativa, será realizada uma nova tentativa de intimação.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).