O Estado deve receber 77,9 mil doses de vacina contra a Covid-19 ainda nesta quinta-feira (15), sendo 31,4 mil doses da Coronavac e 46,5 mil doses da AstraZeneca. Já é a 13ª remessa. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A Secretaria informou que o horário do voo ainda não foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Com novo lote, Mato Grosso do Sul terá 708.010 doses. Já foram aplicadas 556.786 doses, sendo 402.184 da primeira e 154.602 da segunda.
Últimas notícias
O Estado está em 2º lugar no ranking de vacinação no país, com 14,32% de sua população vacinada e 5,5% de seus habitantes imunizados. Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela SES.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pede para que a população se vacine e destaca a importância da ciência em todo o processo.
“Além do processo de higiene, usar máscara, distanciamento social, a gente aponta mais uma coisa importante no processo de enfrentamento à Covid-19: a vacina”, cita.
“Não dê espaço para aqueles que jogam no obscurantismo e nem para aqueles que querem voltar aos tempos das trevas. A vacina é uma grande conquista da ciência e da humanidade”, complementa.
Ainda segundo o secretário, a vacina, além de ser um ato de vontade própria, também é um ato de vontade coletiva de fazer com que a pandemia seja cessada.
Visita à Brasília
O governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende foram à Brasília na última terça-feira para reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O objetivo foi solicitar mais doses de vacina para os municípios, especialmente para àqueles que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai.
Além disso, pedir por mais testes que detectam a Covid-19 e kits de intubação. Azambuja e Resende ainda visitaram a fábrica de vacinas da União Química, um laboratório brasileiro que produz a Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19. O governador demonstrou interesse na compra do imunizante.
Doses
Em 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande.
Em 24 de janeiro, 22 mil doses chegaram à Mato Grosso do Sul.
Em 25 de janeiro, 10,2 mil doses da vacina Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam.
Em 7 de fevereiro, 32 mil doses da vacina Coronavac chegaram ao Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Em 24 de fevereiro, o Estado recebeu 35,7 mil doses da Coronavac e AstraZeneca.
Em 3 de março, a sexta remessa com 27,8 mil doses da Coronavac desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Em 9 de março, a sétima remessa com 30,6 mil doses chegou ao Estado em um voo da Latam, vindo de Guarulhos.
Em 18 de março, chegaram mais 54,6 mil doses no Aeroporto da Capital. Já é a oitava remessa.
Em 20 de março, chegou a nona remessa com mais de 48,6 mil doses no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Em 26 de março, a décima remessa com 46,7 mil doses chegou à Mato Grosso do Sul.
Em 1º de abril, a décima primeira remessa com 109,5 mil doses chegou ao Estado.
Em 8 de abril, 53,6 mil doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
As vacinas já estão em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A cada lote de entregas, os imunizantes vão sendo distribuídos imediatamente.