Cidades

33ª REMESSA

Vacinas da Janssen e Coronavac chegam nesta manhã e Pfizer à noite em Mato Grosso do Sul

São 48.600 doses da Coronavac, 37.440 da Pfizer e 19.050 da Janssen

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O vigésimo terceiro lote de vacinas contra Covid-19, com 19.050 doses da Janssen, 48.600 da Coronavac e 37.440 da Pfizer, chegam nesta quinta-feira (24) em voos diferentes no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

As vacinas da Coronavac e Janssen chegam às 9h30 e as da Pfizer desembarcam às 18h30. Ao todo, são 105.090 doses. Com isso, Mato Grosso do Sul soma 1.720.310 doses recebidas.

Últimas notícias

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse por meio de live que as doses da Pfizer e Janssen serão destinadas à primeira dose. 

Um quantitativo de vacinas da Coronavac será destinada à primeira dose e o restante será reservado para segunda dose.

A campanha de imunização contra a Covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano em Mato Grosso do Sul. 

O objetivo é imunizar pessoas para diminuir o número de casos confirmados, óbitos, internações e conter a pandemia da Covid-19. 

Os imunizantes da Pfizer serão armazenados em um ultrafreezer da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com temperatura de -86ºC. 

Vacinômetro

O vacinômetro, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina no país, de acordo com dados das secretarias de Estado de saúde das 27 unidades federativas.

Segundo números da plataforma, 1.503.084 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização.

Com isso, 38,55% da população sul-mato-grossense está vacinada e 14,95% imunizada.

Em Campo Grande, já foram aplicadas 356.103 doses da primeira aplicação e 152.075 da segunda. 

Com isso, 39,33% da população campo-grandense está vacinada e 17,04% imunizada. 

Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital. 

Cronologia

Em 18 de janeiro, primeiro lote com 158.760 doses da vacina Coronavac chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 24 de janeiro, segundo lote com 22 mil doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Em 25 de janeiro, terceiro lote com 10,2 mil doses da vacina Coronavac pousou na Capital.

Em 7 de fevereiro, quarta remessa com 32 mil doses da vacina Coronavac chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 24 de fevereiro, quinto lote com 35,7 mil doses da Coronavac e AstraZeneca desembarcou em Campo Grande.

Em 3 de março, a sexta remessa com 27,8 mil doses da Coronavac desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Em 9 de março, a sétima remessa com 30,6 mil doses chegou ao Estado em um voo da Latam, vindo de Guarulhos.

Em 18 de março, o oitavo lote com 54,6 mil doses chegou à Mato Grosso do Sul.  

Em 20 de março, a nona remessa com mais de 48,6 mil doses  desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Em 26 de março, a décima remessa com 46,7 mil doses chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 1º de abril, a décima primeira remessa com 109,5 mil doses chegou ao Estado.

Em 8 de abril, a décima segunda remessa com 53,6 mil doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Em 15 de abril, o décimo terceiro lote com 77,9 mil doses chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 22 de abril,  o décimo quarto lote, com cerca de 45 mil doses, desembarcou no Aeroporto Internacional da Capital.

Em 29 de abril, o décimo quinto lote com 66.950 doses de vacina contra Covid-19 chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 1º de maio, o décimo sexto lote pousou em Campo Grande.

Em 3 de maio, décimo sétimo lote com 82,5 mil doses chegou ao Estado. No mesmo dia, chegaram 7.020 doses de vacina da Pfizer.

Em 6 de maio, décimo oitavo lote com 50,5 mil doses da AstraZeneca desembarcou na Capital.

Em 8 de maio, décimo nono lote com 13,3 mil doses da Coronavac pousou em Campo Grande.

Em 10 de maio, vigésimo lote com 14.040 doses da Pfizer chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 13 de maio, vigésimo primeiro lote com 26.400 doses da Coronavac e 24.500 doses da AstraZeneca desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Em 14 de maio, vigésimo segundo lote com 13 mil doses da Coronavac chegou em Campo Grande.

Em 17 de maio, vigésimo terceiro lote com 133,5 mil doses da Coronavac e AstraZeneca desembarcou em Mato Grosso do Sul. 

Em 18 de maio, vigésimo quarto lote com 8,1 mil doses da Pfizer chega na Capital.

Em 25 de maio, vigésimo quinto lote com 73 mil doses da AstraZeneca pousou em Campo Grande.

Em 26 de maio, vigésimo sexto lote com 8,1 mil doses da Pfizer chegou em Mato Grosso do Sul.

Em 2 de junho, vigésimo sétimo lote com 77,2 mil doses da AstraZeneca chegou à Mato Grosso do Sul.

Em 3 de junho, vigésima oitava remessa com 8.190 doses da Pfizer pousou em Campo Grande.

Em 7 de junho, vigésima nona remessa com 30,4 mil doses da Pfizer pousou em Mato Grosso do Sul.

Em 10 de junho, trigésima remessa com 51,5 mil doses da AstraZeneca devem chegar em Campo Grande.

Em 18 de junho, trigésima primeira remessa com 70,1 mil doses da Coronavac e Pfizer chegam à Mato Grosso do Sul.

Em 20 de junho, trigésima segunda remessa com 97,5 mil doses da AstraZeneca pousa em Campo Grande.

As vacinas já estão em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A cada lote de entregas, os imunizantes são distribuídos imediatamente.

A força tarefa de distribuição de vacinas contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

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Água Clara

Adolescente desaparece em rio e bombeiros intensificam buscas

Adolescente de 13 anos desapareceu na tarde de ontem (14), e bombeiros continuam as buscas. Até o momento, o jovem não foi localizado

15/11/2024 13h30

Socorristas segue com lancha em busca do adolescente que sumiu em Água Clara

Socorristas segue com lancha em busca do adolescente que sumiu em Água Clara Imagens/ Corpo de Bombeiros

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Equipes do Corpo de Bombeiros utilizam uma lancha para continuar as buscas por um adolescente de 13 anos que se afogou em um rio no município de Água Clara, a 192 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com os socorristas, os bombeiros realizam buscas desde ontem, após receberem informações sobre o afogamento de um adolescente no local. As buscas foram interrompidas durante a noite, mas retomadas no início da manhã de hoje (15). Até o momento, não há detalhes sobre as circunstâncias do afogamento nem sobre o paradeiro do adolescente.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o local das buscas é considerado impróprio para banho, pois fica próximo à Usina Cachoeira Branca e possui uma forte correnteza.

As buscas seguem intensas na tarde de hoje (15), na localização do adolescente. 
 

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REPACTUAÇÃO

"Um absurdo", diz Setlog sobre pouca duplicação e 'explosão' do pedágio na BR-163

Sindicato dos transportadores entende que toda a rodovia teria de ser duplicada. Previsão é de que duplicação chegue a apenas 203 km. CCR terá prazo de 30 anos para isso

15/11/2024 12h30

Pedágio em locais de pista simples vai aumentar 101% em 4 anos. Nos locais com duplicação, o valor vai quase triplicar

Pedágio em locais de pista simples vai aumentar 101% em 4 anos. Nos locais com duplicação, o valor vai quase triplicar Gerson Oliveira

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Ao contrário daquilo que ocorreu em 2014, quando o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do MS (Setlog-MS) foi entusiasta defensor da privatização e da chegada da CCR MSVia à BR-163, desta vez a entidade tece duras críticas à repactuação do acordo de concessão aprovado nesta quarta-feira (13) pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

O comando do Setlog condena a repactuação do governo federal com a CCR e entende que deveria ocorrer uma nova licitação, abrindo a possibilidade para que outra empresa assumisse a principal rodovia de Mato Grosso do Sul. 

Conforme o acordo aprovado no TCU, a CCR precisará duplicar apenas 203 quilômetros da rodovia, além de outros seis quilômetros de contorno rodoviário em pista duplicada. E é neste ponto que reside uma das principais críticas do sindicato que congrega as principais empresas do setor de transportes do Estado. 

“A duplicação integral da via é uma necessidade, como já foi demonstrado em estudos. Há 30 anos tínhamos uma produção no Estado que as rodovias conseguiam comportar. Hoje, o fluxo aumentou e as rodovias já estão estranguladas com a produção atual. Daqui 30 anos, com aumento do tráfego que certamente virá, e sem duplicação, a 163 ficará intransitável”, afirma Cláudio Cavol, presidente do sindicato.

O contrato original da concessão, assinado em 2014, previa a duplicação total dos 845 quilômetros entre Mundo Novo e Sonora, até 2019. Mas, a rodovia tem apenas 179 quilômetros duplicados. Destes, 150 foram feitos pela concessionária. E ela só fez isso para poder começar a cobrança do pedágio. Depois disso os investimentos foram suspensos. 

MUITA DEMORA

E a duplicação dos 203 quilômetros virá a passos de tartaruga. Nos primeiros três anos, conforme os termos aprovados pelo TCU, serão 75 quilômetros. Só o anel viário de Campo Grande, que concentra em torno de 20% das mortes da rodovia, tem 25 quilômetros. 

E, para fazer mais cinco quilômetros e chegar aos 80 de duplicação, a CCR terá prazo de 14 anos, até 2039. Nos cinco anos seguintes, terá de duplicar mais 87 quilômetros. No período de 2045 a 2049, outros 11 quilômetros deverão ser duplicados. 

Mas, os últimos 35 quilômetros de duplicação a CCR precisará concluir somente em 2054, daqui 30 anos, último ano da concessão. Até lá, acredita Cláudio Cavol, a BR-163 “ficará intransitável”. 

Além da duplicação, estão previstos 148 quilômetros de terceiras faixas, 23 de vias marginais, 467 quilômetros de melhoria de acostamentos e implantação 22 quilômetros de contornos em pista simples e outros 6 em pista dupla. Esses contornos serão nas cidades de Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Vila São Pedro e Vila Vargas.

POBRE DO USUÁRIO

A CCR administra a estrada faz uma década e “em 10 anos, pouca coisa mudou. Temos condições de asfalto se deteriorando cada vez mais e acidentes fatais continuam. Duplicação que é bom mesmo, nada. E o pedágio continua sendo cobrado e ainda vai aumentar, um absurdo. Quem perde é o usuário”, reclama Dorival de Oliveira, gerente do Setlog.

Conforme os termos previstos para o novo contrato, que terá validade até 2054, o valor do pedágio passará dos atuais R$ 7,52 para R$ 15,13 a cada 100 quilômetros rodados nos trechos de pista simples ao longo dos próximos quatro anos. Isso significa aumento de 101% no valor do pedágio. 

Mas o aumento será bem maior que isso, pois nos trechos duplicados e nos locais de terceira pista haverá acréscimo significativo. Onde houver duplicação, a tarifa poderá chegar a R$ 13,07 a cada 100 quilômetros já no primeiro ano. E, após quatro anos, será de R$ 19,67 a cada 100 quilômetros. No caso dos trechos de terceira faixa, o valor chegará a R$ 17,40. 

Esses valores vão ser praticados assim que o novo contrato for assinado, o que deve acontecer até março do próximo ano. A previsão é de que ocorra aumento imediato de 33,78% da tarifa já no primeiro do novo contrato, sem estar atrelado à realização de obras, fazendo com que o pedágio chegue a R$ 10,06 a cada 100 km. 

(Colaborou Clodoaldo Silva)

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